Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Andef assina termo de cooperação com o MAPA durante Enfisa

Encontro reuniu cerca de 350 profissionais para discutir a defesa agropecuária no País. 

O 14º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos, ENFISA; realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA e pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária, AGRODEFESA; começou nesta segunda-feira, 6, em Goiânia/GO.  

Com a proposta de promover discussões e reflexões sobre os temas ligados à defesa agropecuária no País, o evento conta com a presença de fiscais dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal, profissionais da área de registro, responsáveis técnicos de estabelecimentos comerciais de insumos agrícolas, pesquisadores e acadêmicos. 

O Encontro tem como objetivo debater a harmonização dos procedimentos de fiscalização de comércio e uso de defensivos agrícolas, frente as novas tecnologias e aos desafios na produção de grãos, fibras e energias. 

Na abertura do evento, nesta segunda-feira, os representantes Júlio Sérgio de Britto (MAPA) e Rodrigo Baiocchi Lousa (AGRODEFESA), apresentaram os objetivos; a sistemática do evento e os resultados esperados; revisaram a Agenda Positiva 2015; explanaram os resultados alcançados desde o Enfisa 2015; expuseram o Diagnóstico da Fiscalização 2015 e o resultado da Pesquisa Delphi sobre Harmonização do Cadastro de Agrotóxicos e, por fim, a proposta do InovaENFISA.

*Rodrigo Lousa (esq) e Júlio Britto (dir).

Aplicativo DefesaVegetal.Net

Nesta quinta-feira, 9, foi realizado o lançamento oficial do aplicativo durante o Enfisa. Luis Carlos Ribeiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF, palestrou sobre o funcionamento da ferramenta juntamente com o Giliardi Alves, pesquisador da Agropec-Consultoria.

Ao fim da apresentação, foi assinado um termo de cooperação mútua entre ANDEF, MAPA, AGRODEFESA e ABCBio para que criem um plano de trabalho conjunto com a administradora do site www.defesavegetal.net, Agropec.

*Arthur Eduardo Toledo (AGRODEFESA), Luís Eduardo Rangel (MAPA), Luis Carlos Ribeiro (ANDEF) e Lécio Kaneko (ABCBio).

Publicação sobre Defesa Vegetal

Os participantes do 14º Enfisa receberam o primeiro livro de divulgação científica em Defesa Vegetal do País. 

A ideia de transformar o material em livro passou por um processo de reformulação desde o período da Copa do Mundo, em 2014. Luís Carlos Ribeiro, gerente técnico e de regulamentação estadual da Andef, conta que na ocasião, foi produzido um cartaz com as principais pragas quarentenárias ausentes no País, que poderiam entrar no território nacional em virtude da realização de grandes eventos. O cartaz continha um QR code que mostrava o histórico da praga, o que despertou o interesse de representantes de entidades estrangeiras e garantiu o sucesso do material desenvolvido.

No livro estão presentes mais de cinquenta textos sobre temáticas diversificadas contempladas pela área de Defesa Vegetal. Assim, é possível encontrar, por exemplo, dados de ocorrências de pragas, levantamento inédito de espécies, pragas quarentenárias, fatores que interferem no desenvolvimento e estabelecimento de espécie, detecção, monitoramento, novas tecnologias para manejo de pragas agrícolas, entre outros.

Além da Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF; mais oito entidades apoiam o ENFISA: Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico, ABCBio; Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, ABIFINA; Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos, AENDA; Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ANDAV; Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, inpEV; Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, SINDIVEG; Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, SBDA e União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários, UNIFITO. 

O Enfisa 2016é uma realização da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.