Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Inovação na Defesa Agropecuária

Ambiente virtual disponibiliza pesquisas e produtos inovadores.

Criado com o objetivo de disponibilizar informações sobre pesquisas e produtos inovadores com aplicação na Defesa Agropecuária, o Diretório de Tecnologias e Competências está disponível desde o início do mês, em versão online, no endereço www.inovadefesa.com.br.

A proposta visa suprir a necessidade de tornar acessíveis as informações sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no país. Isso porque a transferência de tecnologia dos Centros de Pesquisa para produtores rurais, setor privado e a sociedade em geral, não é tarefa fácil. A disponibilização das informações permitirá que sejam encontradas as soluções para alguns problemas que fazem parte da realidade do campo.

Até o momento existem 237 tecnologias disponíveis, postadas por pesquisadores de instituições públicas e privadas de todo o país. Com navegação simples, o site do Diretório permite que o próprio pesquisador insira as informações em campos como autor, descrição, aplicação e estágio de desenvolvimento. Os conteúdos são classificados de acordo com o estágio de desenvolvimento (ideia, laboratório, protótipo e mercado) e aplicabilidade.

Para localizar as informações, basta acessar as categorias ou utilizar o mecanismo de busca disponível na página principal. É possível, ainda, inserir demandas. Ou seja, se uma solução buscada não foi encontrada no Diretório, pode-se fazer um cadastro de demanda, o qual poderá estimular o desenvolvimento da pesquisa.

A iniciativa é do Projeto

Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária, fomentado pelo Fundo Setorial para o Agronegócio (CT-Agro/MCT) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o coordenador do Projeto, Evaldo Vilela, o agrupamento e a disponibilização dessas Tecnologias e Competências na internet é um grande avanço. “Todos os setores precisam de inovação. Conseguir aplicar isto ao agronegócio é uma conquista. Trata-se de um passo fundamental no estreitamento das relações entre os pesquisadores, as universidades e o setor privado”, destaca Vilela.

Ao utilizar sistema online, interativo, com atualização permanente e aberto para pesquisadores de todo o país, o Diretório de Tecnologias e Competências desponta como uma ferramenta de referência funcional e personalizada, contribuindo para a promoção da integração e inovação entre os principais componentes das cadeias produtivas do agronegócio e pesquisa, gerando desenvolvimento e aprimoramento de ações.

Natália Nogueira
Assessoria de Comunicação
Projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.