Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Inovação no agronegócio fomentou XV Congresso ASPI

Na última quinta-feira (26), aconteceu o segundo dia do XV Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, em São Paulo. O evento contou com a participação de Roberto Sant'Anna (ANDEF), Adriana Moura (BASF) e Denise Carvalho (DuPont), membros do Comitê de Propriedade Intelectual (COMPI)

O consultor jurídico Roberto Sant’Anna, da ANDEF, abriu o primeiro painel “Cultivares e Inovação no Agronegócio”, com a palestra “A propriedade intelectual no setor de defensivos agrícolas”. Sant’Anna falou sobre os elementos que revolucionaram a agricultura brasileira como, por exemplo, a mecanização, equipamentos mais modernos, fertilizantes e defensivos. ‘O Brasil se tornou uma potência agrícola através da inovação’, enfatizou.

Durante a palestra, Sant’Anna falou sobre a importância de defender a propriedade intelectual do setor de defensivos agrícolas. ‘É fundamental para garantir o futuro da alimentação do nosso planeta’, destacou e, ainda complementou dizendo que, de acordo com a FAO, chegaremos em 2050 com 9 bilhões de habitantes, sendo que o Brasil é o país que mais tem a contribuir nesse crescimento da produção agrícola mundial.

A segunda palestra “Agronegócio: Inovação e disputas envolvendo tecnologias”foi ministrada pela Adriana Moura advogada da BASF. Adriana falou sobre os desafios das indústrias de sementes; genética para os próximos anos; desenvolvimento tecnológico e as perspectiva em torno do sistema de propriedade intelectual.

‘Hoje, para atendermos o desafio 2050, a agricultura de precisão é um conceito do qual não vamos nos afastar. E para que possamos investir nisso, temos um conjunto de fatores e de agentes que vão modular nossas ações para investimentos no futuro’, ressaltou Adriana.

O terceiro painel “Inovação e PI” contou com a palestra “Gestão de PI em grandes grupos” ministrada pela advogada e especialista em propriedade intelectual, Denise Carvalho, da DuPont. A advogada falou sobre assuntos que envolvem a empresa.

A ciência da DuPont está voltada para três grandes desafios globais: Alimentos, Energia e Proteção, ou seja, “comida suficiente e saudável para todos, redução de dependência de combustíveis fósseis e a proteção à vida e ao meio ambiente seguros’, destacou. 

 

Fonte: Comunicação Andef

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.