Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / inpEV recebe prêmio de sustentabilidade

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, inpEV, será homenageado no próximo dia 10 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O Instituto recebe o Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira, criado este ano pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e pela mesa diretora da Câmara.

João César Rando, diretor-presidente do inpEV, receberá a homenagem em reconhecimento à  contribuição socioambiental que o Sistema Campo Limpo vem proporcionando ao agronegócio brasileiro, se tornando uma referência mundial. Criado em 2001, o Instituto representa os fabricantes de defensivos agrícolas e, nesses treze anos, fez do Brasil o líder absoluto na destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Sistema Campo Limpo, que nasceu em 2002, já retirou do meio ambiente mais de 240 mil toneladas de embalagens vazias desses produtos.

'O Prêmio Homero Pereira foi criado como forma de reconhecer as melhores ações no setor agropecuário e à sociedade brasileira', justifica o autor da iniciativa, deputado Moreira Mendes, líder do PSD. 'A homenagem será concedida anualmente a cidadãos ou instituições públicas ou privadas, cujos trabalhos ou ações tenham se destacado nos campos científico, de pesquisa, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade para o agronegócio', explica o parlamentar.

Outro homenageado, em 2014, será Evaristo Eduardo de Miranda. Pesquisador da Embrapa, ele é autor de uma centena de trabalhos científicos; foi consultor de instituições como FAO, Unesco, Banco Mundial e OEA. 

Deputado Homero Pereira

Homero Pereira, homenageado in memorian foi produtor rural e técnico em agropecuária. Iniciou sua trajetória como presidente do Sindicato Rural de Alto Araguaia (MT); foi diretor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), chegando a deputado federal em 2007.

Em 2011, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. Aposentou-se em setembro de 2013 por motivos de saúde, vindo a falecer em outubro do mesmo ano.

 

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.