Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Instituto Biológico na África

Laboratórios móveis auxiliarão o estudo e controle de doenças no rebanho animal

Pesquisadores brasileiros lançaram um laboratório para exames de sanidade animal que pode ser transportado com facilidade. As unidades serão enviadas para a Guiné Equatorial, no Continente Africano, onde devem ser estudadas doenças como a febre aftosa.

A construção do laboratório, montado a partir de contêiner industrial e com sistema de pureza de ar e anti-incêndio, foi feita pelo Instituto Biológico de São Paulo, que também disponibilizou os profissionais. O projeto faz parte de ações sociais de uma empresa privada brasileira, responsável pela construção de estradas no país africano e que mantém as pesquisas.

Com as unidades móveis, os médicos veterinários e técnicos vão detectar as principais doenças que comprometem os sistemas de produção de proteína na Guiné Equatorial e desenvolver a sanidade dos animais, além capacitar técnicos locais. Os laboratórios móveis podem ser transportados como carga convencional, em navios ou caminhões, o que facilita o acesso a regiões mais distantes e com poucos recursos.

A médica veterinária Larissa Cardoso Duarte está no time de pesquisadores que embarcam no projeto. Ela foi uma das selecionadas entre mais de 300 candidatos. Dez profissionais viajarão para o país africano.

As unidades podem ser construídas com baixo orçamento, o que já chama a atenção para o uso no Brasil, principalmente em regiões mais distantes, como forma de evitar o transporte de animais contaminados.

“O Ministério da Agricultura já sinalizou interesse e poderá começar a produzir os laboratórios móveis para usar em várias regiões do Brasil, evitando o transporte de vírus em animais”, diz Ricardo Spacagna Jordão, coordenador do projeto pelo Instituto Biológico.

Eduardo Daher, diretor executivo da Andef, destaca que a iniciativa demonstra o nível de excelência que a pesquisa brasileira vem adquirindo, chegando a subsidiar projetos em outros países, e que viabiliza o atendimento mais ágil às especificidades da produção rural, levando a tecnologia ao campo, mesmo nas regiões mais longínquas. “A produção agropecuária nacional é uma das maiores riquezas do país. Com tecnologia e ações que promovam a proteção dos nossos rebanhos e cultivos, estaremos no caminho certo para fazer do Brasil o celeiro do mundo”.

Fonte: Canal Rural, com informações da Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.