Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Internet na Propriedade Agrícola

IAC realiza curso no dia 25, em Jundiaí

                                                                 &quote;

 

Com o objetivo de fornecer informações sobre os usos da internet no meio rural, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) realizará o curso “Internet na Propriedade Agrícola”, no dia 25 de fevereiro, das 8h às 17h30, em Jundiaí, no Centro de Engenharia e Automação do IAC. O curso é direcionado a profissionais das ciências agrárias, proprietários, administradores e gerentes de áreas agrícolas. A participação é gratuita.

Quando o conhecimento da tecnologia se torna mais avançado, o produtor pode até mesmo controlar remotamente a sua propriedade. Um sistema de irrigação, por exemplo, pode ser ativado a qualquer hora do dia ou da noite, não importando a distância, com um simples clique.

Sistemas de segurança on-line podem monitorar toda a extensão da propriedade, além de mandar alertas em tempo real caso aconteça interrupção em qualquer etapa da produção. A internet também disponibiliza ferramentas que permitem rastrear um produto até a sua origem, resultando em interação nunca antes possível entre os diferentes atores no processo produtivo.

Um exemplo de recurso é o uso do aplicativo Google Earth, que disponibiliza imagens aéreas sem qualquer custo. Tais imagens, apesar de não apresentarem medidas oficiais, fornecem dados que facilitam a medição e o planejamento da área.

Para o pesquisador do IAC, Moisés Storino, um dos coordenadores do evento, a internet é, antes de qualquer coisa, um acervo de informações. “A internet pode oferecer alternativas rápidas e mais econômicas para atingir as metas pretendidas”, diz.

São informações e dados que vão de textos técnicos até noções comerciais. O pesquisador lembra que todos os grandes centros de pesquisa possuem sites com informações técnicas à disposição do público e sem qualquer custo.

Por meio da internet, o produtor rural pode visualizar cotações de produtos ou até mesmo serviços e tendências do meio agrícola. Informações meteorológicas estão disponíveis 24 horas e em tempo real, dando agilidade para alertas de chuvas fortes ou geadas. “É um dinamismo que leva à prevenção e ajuda na tomada de decisão”, diz Storino, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Importante meio de comunicação, a internet liga produtor, fornecedor e consumidor. Ferramentas como e-mail, MSN e Skipe possibilitam não só a comunicação, mas também o gerenciamento de dados agrícolas. Fóruns de discussão transformam o agricultor, antes passivo, em um usuário ativo e difusor de informação.

O produtor passa a ser responsável por sua própria publicidade. A internet permite exposição por meio dos mais diversos canais de comunicação e redes sociais sem qualquer custo. 

Toda essa tecnologia já está disponível no Brasil, mas ainda é pouco difundida. Em países como Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Israel e vários membros da União Européia o uso é intenso.

Reconhecendo as vantagens do uso da internet, o IAC promove ações de interesse científico e tecnológico com o objetivo de apresentar ao produtor as inúmeras possibilidades que a rede é capaz de oferecer. Nesse sentido, o curso “Internet na Propriedade Agrícola” inclui em sua programação ferramentas e serviços simples que já podem ser acessados gratuitamente.

 

Fonte: Raquel Hatamoto – Estagiária – Assessoria de imprensa – IAC

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.