Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Jornal Nacional enaltece a importância do agronegócio para a economia

Reportagem foi ao ar no último sábado, 11 de junho.

Um setor que tem apresentado bons resultados, apesar de crises nacionais e internacionais, é o agropecuário. Ele é responsável por um quarto da nossa economia, e está presente todos os dias nas nossas vidas.

A produção do campo sempre foi importante no Brasil, mas na crise econômica é essencial. Em 2015, foi o único setor que cresceu, amenizando a queda geral da economia. Nas exportações, a agricultura e a pecuária ajudaram o Brasil a voltar a ter superávits no comércio exterior. Dos 10 principais produtos exportados pelo país, oito vêm do campo.

A importância do setor agrícola é um fato bem conhecido. O que nem sempre se percebe é como está presente no nosso dia a dia aquela produção que não vai para fora e que fica no Brasil. A toda hora, nós estamos consumindo ou usando produtos que têm a ver com o campo.

É possível ver isso no apartamento de uma família na Zona Leste de São Paulo. Na cozinha, estão os produtos mais identificados com a agropecuária: hortaliças, legumes, leite, que vêm quase sempre da agricultura familiar. Na geladeira, ovos e frango, que juntos têm uma cadeia produtiva que emprega três milhões e meio de pessoas. E carne. O Brasil tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, só fica atrás da Índia.

É bom lembrar que a ração dos rebanhos inclui soja, e o Brasil é o segundo produtor mundial e o maior exportador. No milho, somos o terceiro na produção e segundo na exportação.

Agora, os campeões desde a época do Brasil Colonial e do Império: o café e o açúcar. Dois líderes mundiais, tanto em produção como em exportação.

O campo também está no quarto do Vinícius. O papel do livro tem como matéria-prima a celulose obtida de árvores de florestas plantadas. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de celulose. No armário, a presença da agropecuária é marcante: sapatos de couro e roupas de algodão, como o jeans. O Brasil é o quinto maior produtor de algodão.

No banheiro, algumas surpresas: cosméticos, creme dental, sabonete que têm como ingredientes óleos vegetais, álcool de cana e glicerina que pode ter origem animal ou vegetal. E até na garagem: pneus de borracha, em parte feitos com o látex das nossas seringueiras e, no tanque de combustível, o etanol de cana de açúcar.

Tudo isso vem do interiorzão do Brasil, de onde sai um quinto da riqueza produzida no país e quase metade do que exportamos para o mundo.

Os detalhes desta saga e o papel do campo na nossa vida estarão todos os dias na tela da Globo na forma de pequenas mensagens chamadas Agro.

Clique aqui e assista e reportagem.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.