Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / José Graziano toma posse na FAO

Brasileiro na direção-geral da Organização valoriza luta do país contra a fome

&quote;

O ano começou com um momento especial para a América Latina: a posse do brasileiro José Graziano da Silva, ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo Lula, na direção-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A cerimônia ocorreu nesse domingo (1º), em Roma, sede da entidade. Graziano é o primeiro latino-americano a assumir o cargo.

Para a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, a posse de Graziano representa o reconhecimento do esforço e da prioridade do Brasil à erradicação da fome e da miséria. Além disso, reforça a responsabilidade brasileira perante os países mais pobres no fortalecimento de cooperações técnicas para garantir a adoção de políticas de segurança alimentar e nutricional em cada país, destaca Maya.

Desde a fundação da FAO – que trem a atribuição de combater a fome e a pobreza, promover o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso à alimentação -, alternaram-se na direção-geral do órgão um norte-americano, dois europeus, um asiático, um árabe e um africano. Graziano foi eleito em 26 de junho, com 92 de 180 votos. Ocupará o cargo até julho de 2015. Desde 2006, era o representante da FAO na América Latina e no Caribe.

Graziano, 62 anos, é licenciado em Agronomia, mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Concluiu dois pós-doutorados, um em Estudos Latino-Americanos, pela University College de Londres, e outro em Estudos Ambientais, pela Universidade de Califórnia, em Santa Cruz (EUA).

Desde 1977, Graziano se dedica a temas relacionados ao desenvolvimento rural e à luta contra a fome em âmbito acadêmico, político e sindical. Em 2001, coordenou a elaboração do Programa Fome Zero, foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome e assumiu a tarefa de implantar a política para o setor.

Ouça entrevista de José Graziano feita em agosto de 2011, durante visita à ministra Tereza Campello.

Acesse o boletim de rádio: José Graziano na direção da FAO valoriza luta contra a fome do Brasil.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.