Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Mais inovação no campo

Aprovado novo defensivo agrícola para o combate à ferrugem asiática da soja.

Um novo defensivo contra a ferrugem asiática e outras doenças provocadas por fungos nas lavouras de soja foi aprovado na semana passada. Segundo a empresa detentora da patente (Basf LifeScience), o produto pode assegurar um ganho de produtividade de até 10%, devido ao aumento da eficiência no combate à praga.

A novidade é a introdução das carboxamidas no controle da ferrugem no Brasil. “A doença é controlada há 10 anos por um único grupo químico (as estrobilurinas), de modo que a eficiência dos produtos disponíveis começa a ficar comprometida”, explica Eduardo Leduc, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para a América Latina. Ele comenta ainda que, hoje, os agricultores precisam fazer até cinco aplicações de fungicida, por safra, para tentar controlar a ferrugem.

Esse mesmo fungicida já é comercializado em aproximadamente 30 países – na Europa e nos Estados Unidos, há três anos. No Brasil, o produto estava em processo de registro desde março de 2010. Inicialmente, a formulação do composto será feita nos EUA. Apesar do registro, a empresa terá de esperar até a safra 2014/15 para colocar o defensivo no mercado, uma vez que os agricultores já adquiriram grande parte dos insumos para o plantio deste ano.


Fonte: Jornal Valor Econômico

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.