Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / MAPA anuncia acordos para acelerar registro de defensivos

A partir de março acordo será firmado. 

O Ministério da Agricultura anunciou nesta segunda-feira (22), mais um passo para pôr fim à lentidão na aprovação e no registro de novos defensivos agrícolas e medicamentos veterinários, reclamação recorrente de setores do agronegócio.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Luís Rangel, afirmou que um acordo será firmado, a partir de março, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ambos os órgãos, juntamente com o Ministério da Agricultura, são responsáveis pela aprovação de defensivos e medicamentos para a saúde animal.

Em apresentação na Câmara Temática de Insumos Agropecuários, grupo vinculado ao ministério, Rangel afirmou que o acordo garantirá uma harmonização de processos de análise desses produtos e a convergência para uma agenda comum.

Já a falta de mão de obra para análise dos defensivos e medicamentos deve ser minimizada por meio de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

"Isso vai representar um valor pequeno dentro do orçamento, mas que trará grandes resultados. É um modelo de suporte com estudantes que nos darão subsídios para a tomada de decisão", explicou o secretário. 

Fonte: Canal Rural

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.