Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Mapa se reúne com representantes da área de agroquímicos

No encontro, o ministério fez balanço das atividades relacionadas ao segmento.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniu com associações e sindicatos do setor de agroquímicos para avaliar o cenário da cadeia produtiva.  O encontro foi coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e também serviu para que que fosse feita uma prestação de contas das atividades do Mapa em relação ao setor.

“O Mapa abriu um espaço para dar clareza e transparência ao setor privado sobre os processos adotados no que diz respeito aos trabalhos relacionados a agroquímicos. Durante o encontro, apresentamos a lista de prioridades de agroquímicos e todos os critérios que utilizamos na escolha”, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel.

Foram apresentadas as etapas de desburocratização da gestão na área de agroquímicos, como, por exemplo, a redução de necessidade de aprovação de bulas e rótulos pelo Mapa.

Outro aspecto abordado foi a contratação pelo Mapa de consultoria para concluir o mapeamento de macroprocessos e otimizar o trabalho dos técnicos que trabalham com os insumos agrícolas.

Rangel também mostrou como está a elaboração do sistema único de registro de agroquímicos, que vai integrar o Mapa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Participaram da reunião o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), a Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda), a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (Abifina) e a União dos Produtores/fabricantes Nacionais de Fitossanitarios (Unifito).

Fonte: MAPA

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.