Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Marketing no setor de Hortifrúti

Livro aborda importância e desafios para uma agenda construtiva do agronegócio.

O baixo consumo de hortaliças e frutas no Brasil está associado a diversos problemas, inclusive a obesidade, que atinge 43% dos adultos acima do peso, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Além disso, estudos comprovam o quanto é importante consumir frutas, legumes e verduras. Os hábitos dos brasileiros, cada vez mais preocupados com qualidade de vida, estão mudando, mas o consumo nacional de hortaliças ainda está muito abaixo do ideal.

Questões como essa são analisadas na publicação. O livro traz, na íntegra, as palestras e debates do Marketing no setor de Hortifrúti: importância e desafios para uma agenda construtiva. Realizado sob o comando do professor José Luiz Tejon Megido, coordenador do Núcleo de Agronegócios da ESPM, o evento teve como objetivo criar uma agenda construtiva que envolva produtores, agroindústrias, comerciantes, instituições acadêmicas e governos.

Com 36 páginas, a ‘rastreabilidade das lavouras às gôndolas de supermercado’ foi uma das abordagens feita pelo vice-presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), Márcio Milan e, além disso, o diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, apresentou a ‘gestão da rastreabilidade no RAMA’ (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos).

A pesquisa realizada pelo Sebrae/SP e Ibrahort sobre o perfil da Olericultura no estado de São Paulo, traz dados interessantes ao setor e é responsável por ocupar 5 páginas do livro; Erivaldo Pietri, especialista em análise de comportamento de consumidor da Mark Sistemas de Informações e gerente de projetos da Macrossistemas palestrou.

O setor de hortifrúti tem muito potencial para crescer, mas é preciso se organizar para continuar gerando emprego e renda, de forma sustentável e produtiva para todos. Qualificar produtores – que carecem de conhecimento voltado às boas práticas agrícolas e novas tecnologias -, é um dos desafios, que fica bem claro numa pesquisa inédita realizada pelo Sebrae-SP em parceria com o Ibrahort, que traçou um perfil aprofundado dos pequenos e médios produtores de hortaliças do Estado de São Paulo. O estudo, chamado de ‘O Perfil da Olericultura no Estado de São Paulo’ será apresentado no evento por Erivaldo Pietri, especialista em pesquisa de mercado e responsável pelo levantamento.

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.