Você está aqui: Home / Sem categoria / MBA Fitossanidade

Ampliando o conhecimento de profissionais da área de fitossanidade

Em parceria com o IAC, Instituto Agronômico de Campinas, a ANDEF criou o MBA em Fitossanidade, o primeiro no país voltado para o tema e direcionado a profissionais da área.

O curso foi idealizado visando uma complementação de conhecimentos entre gestão de recursos humanos, administração de empresas agrícolas, técnicas de defesa vegetal e inovação em pesquisa agrícola na área de fitossanidade.

O que é?

O objetivo do curso é reunir conhecimentos sobre fitossanidade, segurança na agricultura, gestão de pessoas e comunicação com abordagem teórica e prática, além de agregar conhecimentos práticos de engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e profissionais de nível superior na área de fitossanidade com o conhecimento em administração.

De acordo com o gerente de educação da ANDEF, José Annes Marinho, o principal objetivo da Associação em relação ao MBA é levar conhecimento de qualidade aos profissionais ligados ao setor agrícola do país. E, também, criar um senso crítico em relação aos processos ligados a gestão, marketing, comunicação e técnicas agronômicas, unindo áreas distantes da fitossanidade no intuito de melhorar a competitividade nos campos brasileiros.

O MBA tem duração de um ano e meio, sendo distribuído em 14 módulos, com carga horária total de 560 horas. As aulas são ministradas por profissionais extremamente qualificados em suas respectivas disciplinas. O conteúdo é transmitido a distância e, após cinco módulos, há uma semana de aula presencial e avaliação do conteúdo.

Regulamento

1. Estrutura do curso

• O curso será ministrado à distância (“site” específico), sendo a carga horária total (560 horas) distribuída entre os módulos, e uma semana de aulas presenciais ao final do semestre letivo.

• A duração total do curso é de 18 meses.

• O aluno deverá apresentar uma monografia sobre um tema específico, no final do terceiro semestre letivo.

• O semestre letivo será composto por módulos, sendo: 1º semestre composto pelos módulos 1 a 5; o 2º semestre, pelos módulos 6 a 10 e o 3º semestre, pelos módulos 11 a 14.

• Cada módulo terá uma carga horária de 40 horas-aula, e será oferecido aos alunos da seguinte forma:

– a matéria será disponibilizada ao aluno na primeira semana;

– após a disponibilização de todo o conteúdo, haverá duas semanas para discussão individual ou em grupo (“chat”), esclarecimento de dúvidas, disponibilização de textos, questionários e roteiro de estudo e outros;

– ao final do período, será disponibilizada a prova parcial do módulo, que poderá ser feita a qualquer momento, respeitando o tempo pré-estabelecido de prova (será controlado pelo site). A prova parcial será na forma de teste.

• Cada módulo terá uma prova final que será realizada após a aula presencial. A prova final será escrita.

• A aula presencial será dada no Instituto Agronômico, em Campinas, ou na sede de um Centro Avançado. Cada módulo terá uma aula presencial de 6 horas de duração, de caráter prático, demonstrativo, temático ou outro, cujo conteúdo também será incluído na prova final. O conteúdo da aula presencial será disponibilizado anteriormente ao aluno.

• Cada aluno deverá fazer uma monografia e entregá-la na forma escrita. A monografia será apresentada a uma banca examinadora que avaliará a apresentação oral, o conteúdo e forma do texto escrito e o conhecimento do aluno, por uma arguição oral.

• Os temas das monografias serão oferecidos por módulos e o aluno poderá escolher o de maior interesse, obedecendo à ordem de escolha. O tema da monografia será definido no segundo semestre, quando o módulo 7 for oferecido. O aluno deverá entregar a monografia 60 dias antes da data da apresentação (final da semana de aula presencial dos módulos do terceiro semestre).

• O texto da monografia deverá atender a um formato pré-estabelecido e disponibilizado no “site” do curso.

2. Aprovação

• O aluno será aprovado se obtiver média ponderada final mínima igual a 6,0, sendo 70% do valor em provas e 30% na monografia.

• Em cada módulo fará uma prova parcial (aplicada ao final de cada módulo) e uma prova final (aplicada no encontro presencial correspondente).

• O aluno será aprovado no módulo se obtiver média (prova parcial + prova final/2) mínima igual a 6,0.

• O aluno deverá ter nota mínima igual a 6,0 na monografia, que será composta pela avaliação da parte escrita, apresentação oral e arguição pela banca.

• O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais para ser considerado aprovado.

3. Reprovação

• O aluno será reprovado no módulo ou na monografia se não obtiver média final mínima igual a 6,0.

• O aluno que tiver reprovação em mais de 3 módulos, com aprovação ou não da monografia, será considerado reprovado no curso e não terá direito de receber o certificado de conclusão.

• Reprovação em determinado módulo ou na monografia implicará na dependência do aluno ao módulo ou à monografia. Neste caso, terá direito a refazer as provas específicas do módulo ou apresentar outra monografia, no curso do ciclo seguinte.

• O aluno terá somente uma chance de refazer as provas do módulo ou apresentar outra monografia, ou seja, poderá ficar de dependência uma única vez.

• Haverá cobrança pelos módulos ou monografia pendentes.

• O aluno que não tiver 75% de frequência nas aulas presenciais será reprovado e não terá direito a receber o certificado de conclusão do curso.

Inscreva-se

A seleção do corpo discente é feita por meio de análise de currículo. No total, são 50 vagas abertas. Os interessados nas próximas turmas devem aguardar a abertura do período de pré-inscrição e preencher o formulário no link http://www.eadiac.com.br/pre-inscricao-form.php, além de escrever uma carta informando as razões que o levaram a procurar o curso e os objetivos que pretende atingir com o MBA em Fitossanidade.

O candidato que possuir vínculo empregatício deverá apresentar Carta de Concordância da empresa para a realização do curso e a liberação para as aulas presenciais. No caso de não concordância da empresa ou instituição, a responsabilidade de cumprimento das exigências do curso será do candidato. O valor da inscrição não poderá ser reembolsado em casos de o candidato não ser selecionado.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.eadiac.com.br.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.