Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Míldio preocupa produtores

Doença deve ser combatida com uso de fungicidas, sugere pesquisador da Embrapa.

A doença do míldio, também conhecido como mofo ou mufa, é causada por um fungo que ataca as folhas de videira, flores e cachos de uvas. Esta praga, que vem sendo observada pelos produtores rurais do setor, se desenvolve em áreas com temperatura entre 20 e 25 graus e umidade relativa do ar elevada.
Em resposta a um leitor do Caderno Agrícola do Jornal O Estado de São Paulo, veiculado em 05/01/11, o técnico agrícola da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Luiz Graff, informa que a doença do míldio é detectada quando “nas folhas surge uma espécie de penugem branca, que é a frutificação do fungo. O tecido afetado da folha acaba por secar, a folha fica amarela e ocorre a desfolha da planta”.
Segundo Graff, nas áreas de desenvolvimento da doença já descritas é necessário fazer o controle da praga com o uso de fungicidas. Neste caso a recomendação é procurar um engenheiro agrônomo que possa receitar o produto adequado e orientar a aplicação.
Essa e outras respostas sobre o cultivo de uva podem ser obtidas no Manual 500 Perguntas 500 Respostas, distribuído gratuitamente pela Embrapa Uva e Vinho. Mais informações pelo e-mail sac@cnpuv.embrapa.br.

Fonte: O Estado de São Paulo, Suplemento Agrícola – 5 a 11 de janeiro de 2011 (Cartas)

&quote;

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.