Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Morre Tadashi Yorinori, pesquisador da Embrapa Soja

O agrônomo estava internado desde o final de abril.

A Andef, Associação Nacional de Defesa Vegetal, lamenta profundamente a morte do engenheiro agrônomo José Tadashi Yorinori, pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina (PR). Tadashi faleceu, aos 72 anos de idade, na noite desta segunda-feira (13), após sofrer parada cardíaca. O pesquisador estava internado desde o final de abril após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa, em Londrina.

Com o mestrado nos Estados Unidos e considerado um dos maiores fitopatologistas do país e referência internacional na cultura da soja, atribui-se a Tadashi Yorinori as primeiras pesquisas que possibilitaram a identificação da doença ferrugem asiática no Brasil. O combate ao cancro da haste também foi outro estudo do fitopatologista. Yorinori era considerado o "pai do vazio sanitário", um dos mais eficientes mecanismos que mantém a sanidade das lavouras de soja do país.

Tadashi Yorinori nos seus mais de 40 anos de pesquisa e experiência, conquistou a admiração da comunidade científica pela contribuição e permanente dedicação às pesquisas na sojicultura. 

*Foto da homepage: Teresa Raquel Bastos (Globo Rural)

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.