Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Movimento Sou Agro

Andef participa de movimento inédito do agronegócio brasileiro

Produtores rurais, associações e empresas vão destacar a importância do setor Agro para o país e sua conexão com o dia a dia da sociedade.


&quote;

Diversas empresas, entidades representativas do agronegócio brasileiro – a ANDEF é uma das apoiadoras – e produtores rurais se uniram em uma iniciativa de grande amplitude, sustentado por uma agenda positiva e ações focadas na valorização de uma atividade que envolve toda a sociedade brasileira: O Movimento de Valorização do Agronegócio Brasileiro – Sou Agro. “Trata-se de um Movimento inédito na história do Agro brasileiro. Nunca antes todos os setores se uniram e trabalharam de forma coordenada na promoção de sua imagem de forma estruturada e sinérgica”, destaca Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP.

O Movimento visa ampliar a percepção da sociedade, de maneira a esclarecer e reduzir o descompasso entre a realidade produtiva atual e as percepções equivocadas sobre o universo agrícola. O objetivo é reposicionar a imagem do agronegócio nacional na sociedade brasileira, destacando suas contribuições econômicas, construídas com respeito as agendas social e ambiental. Destacam-se a geração de emprego e renda para a população, o alto padrão tecnológico, a garantia do abastecimento interno com contribuições no aumento do poder de compra das famílias, boas práticas de produção, além de seu papel histórico para o desempenho positivo da nossa balança comercial e para o desenvolvimento do Brasil.

O Agro brasileiro é uma verdadeira e impressionante história de sucesso que responde por cerca de 25% do PIB do País, segundo fontes oficiais,  e garante o superávit da balança comercial. O Agro está presente na vida de todos os brasileiros. No entanto, nem toda a população, em especial a dos grandes centros urbanos, possui o conhecimento acerca da contribuição do Agro para o país e para o seu dia a dia.

O Movimento Sou Agro mobiliza organizações, empresas e produtores para participar de um conjunto de ações de comunicação, que destacará a importância do setor para o Brasil e revigorará o vínculo entre o campo e o cotidiano urbano. A ação pretende se consolidar gradativamente como um grande Movimento multissetorial. Ele será dedicado à difusão do conhecimento da realidade sobre o agronegócio e suas diversas vertentes. O projeto passa a criar conectividade entre o meio urbano e o rural, atingindo tanto consumidores como formuladores de políticas públicas.

O esforço combinado projeta uma agenda positiva permanente, que esclareça de forma factual (técnica-científica) conceitos pouco conhecidos. “Estamos à frente de um Movimento de reposicionamento do Agro brasileiro, reforçado por meio de uma campanha publicitária em nível nacional, estrelada pelos atores Lima Duarte e Giovanna Antonelli, nos principais veículos de comunicação, conectando o dia a dia urbano com as atividades rurais e por ações de informação e notícias com o lançamento do Portal Sou Agro, que reúne entretenimento e matérias de alto valor para toda a sociedade brasileira”, explica Adalgiso Telles, diretor corporativo da Bunge. A Campanha contará com filmes publicitários exibidos em TV aberta, a cabo e cinema, anúncios em revistas, mídias em aeroportos e elevadores, rádio e painéis de estrada.

Entender melhor esse setor, do qual todos fazemos parte
 
Marcos Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), completa: “Estamos lançando também a Rede Agro, uma rede de conhecimento que reúne pesquisadores e acadêmicos na análise de temas complexos que hoje desafiam o Agro e o relacionamento dele com a sociedade.” No entender do executivo, a multiplicação de esforços criará ligações imediatas entre as diversas áreas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O trabalho evitará a personalização de indivíduos, empresas, entidades ou setores específicos, a fim de que todos possam abraçar a postura de valorização das raízes da economia brasileira.

O Movimento pretende destacar que o agronegócio brasileiro é altamente qualificado e competitivo. Sua existência é fundamental para combater a fome mundial, além de ser fonte de energia renovável e prover vários setores industriais com matérias-primas de alta qualidade. Os parceiros do projeto acreditam que a sociedade será capaz de captar os valores reais que regem a atuação dos diferentes elos do Agro. Na opinião deles, o trabalho do Movimento permitirá que todos se identifiquem com a produção que veio do campo (como alimentos, papel, roupas, biocombustíveis, borracha) e entendam melhor a cadeia produtiva da qual fazem parte.

Participam do Sou Agro as seguintes empresa e entidades: ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal, ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso, BRACELPA – Associação Brasileira de Celulose e Papel, Bunge, Cargill, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, UNICA – União da Indústria de Cana-de-açúcar, Vale Fertilizantes, Accenture, Monsanto, Nestlé, SINDIRAÇÕES – Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios.

Campanha

Teve início nesta segunda-feira (18), a campanha publicitária do Movimento Sou Agro nos principais veículos de comunicação do País. Com o objetivo de destacar a importância do Agro e sua conexão com o dia a dia da sociedade, a iniciativa é estrelada pelos atores Lima Duarte e Giovanna Antonelli.

Criada pela agência Nova/SB, a campanha, que se estenderá até outubro, conta com peças publicitárias em emissoras de tevê e rádio, revistas, internet, cinema e mídia eletrônica em elevadores. Serão seis filmes de tevê e cinema e 12 spots de rádio.

Na internet, o Movimento conta com o portal Sou Agro, com foco no público urbano, e a Rede Agro, com conteúdo acadêmico e mais específico para o setor.

Para conhecer melhor o Movimento, visite os portais: www.souagro.com.br e www.redeagro.org.br. As peças da campanha publicitária estão disponíveis no portal Sou Agro, acesse.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sou Agro

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.