Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Mudanças na Lei

Novo decreto altera normas sobre aplicações de defensivos no MT

Na última quinta-feira, dia 13 de setembro, o Governo do Estado do Mato Grosso publicou no Diário Oficial o Decreto 1.362 que substitui o Decreto 2.283, de novembro de 2009.  Esta normativa dispõe sobre o uso, a produção, o comércio, o armazenamento, o transporte, a aplicação, o destino final de embalagens vazias e resíduos, e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins no estado.

Principais alterações:

 Não é mais obrigatória a construção de pátio de descontaminação para os pulverizadores terrestres;
 Não é mais obrigatório o preenchimento das Guias de Aplicação. Ainda assim, recomendamos que os produtores continuem a fazer um controle sobre as aplicações;
 Alteração das distâncias mínimas para a aplicação terrestre de agrotóxicos e afins para 90 (noventa) metros de povoações, cidades, vilas bairros, e mananciais de captação de água, moradia isolada agrupamento de animais e nascentes ainda que intermitentes. No decreto anterior, as medidas variavam de 300 a 150m.

As entidades do setor produtivo acompanharam vários debates em torno deste tema. A legislação anterior era praticamente inaplicável. Entendemos que o novo decreto traz mais tranquilidade aos produtores rurais de Mato Grosso.

Fonte:Portal do Agronegócio

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.