Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Nota de falecimento

Falece engenheiro agrônomo Prof. Dr. Charles Frederick Robbs

Faleceu, no dia 3 de janeiro de 2012, o Professor Doutor Frederick Robbs, no dia 03 de janeiro do corrente ano. Natural de Olinda, Pernambuco, era filho de pai inglês e mãe brasileira, tendo vivido alguns anos de sua infância com seus pais, na Inglaterra. Com o retorno ao Brasil, a família radicou-se no Rio de Janeiro e, em 1943, o Professor Charles graduou-se como engenheiro agrônomo, na antiga Escola Nacional de Agronomia (ENA). Ainda em 1943 foi convidado pelo Professor Verlande Duarte Silveira, titular da Cadeira de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola, para atuar como monitor e, em 1944, como Professor Assistente da mesma cadeira.  Em 1945 recebeu o título de Mestre em Ciências ao concluir o Curso de Fitossanitarista pela ENA. Em 1967, obteve a Livre Docência na Cadeira de Fitopatologia e, em 1970, em decorrência de concurso prestado, titulou-se como Doutor em Fitopatologia e Microbiologia Agrícola.

Continuou como professor da ENA, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), até 1985, quando se aposentou. Mas, prosseguiu suas pesquisas na EMBRAPA – Jaguariuna/SP, na área de controle biológico de pragas e doenças. Participou ainda como orientador e palestrante de programas de pós-graduação na ESALQ-USP, no Instituto Biológico de São Paulo, no Instituto Agronômico de Campinas, na Universisdade de Brasília e na EMBRAPA/Alimentos (CTAA). Por último, colaborou com o Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRRJ.

O Professor Charles compôs sua autobiografia, publicada no Volume 8 da Revisão Anual de Patologia das Plantas (2000), onde retrata suas andanças pelo país e pelo mundo, sempre promovendo a agricultura brasileira.

No decorrer de sua vida profissional realizou inúmeros trabalhos de pesquisa e publicou centenas de artigos científicos, envolvendo a identificação e o controle de doenças e pragas das plantas cultivadas. Além disso prestou consultoria a diversas empresas nas áreas de fitopatologia e controle de doenças e pragas.


Dentre os inúmeros prêmios que recebeu destacam-se: Medalha de Mérito Agronômico em 1975, pela Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil; Prêmio Jeep de Bronze , pelos serviços prestados à olericultura brasileira , pela EMATER- MG, em 1976; Prêmio Arnaldo Medeiros, pelos estudos e contribuições no campo da Fitobacteriologia, pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia, em 1980; Prêmio Paulista de Fitopatologia, em 1987; Professor Emérito da UFRRJ em 1993; Prêmio Johanna Döbereiner em 2003, pelo CREA/RJ e AEARJ; e Medalha de Mérito do Sistema Confea/Crea, em 2007.


O professor Charles deixa a viúva Dona Haydée, os filhos Paschoal, Regina Maria, Carlos Frederico, Francisco Carlos e netos, a quem a ANDEF e suas Associadas manifestam seus mais sinceros sentimentos. 

Por Luis Carlos Ferreira Lima, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Andef.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.