Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Novo desafio

Aumento da tecnologia no campo, maior produtividade com menos recursos naturais.

O diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Eduardo Daher, comentou durante uma entrevista a rádio Justiça, do Supremo Tribunal Federal, sobre a segunda Revolução Verde e os desafios que o Brasil tem pela frente na produção agropecuária.

Daher falou sobre os avanços que a agricultura nacional alcançou nos últimos 40 anos, na chamada primeira Revolução Verde, e explicou que agora o desafio é promover um segundo crescimento. O objetivo agora é incorporar ainda mais a tecnologia nos campos, produzindo mais em menor espaço e com menor uso dos recursos naturais. “O Brasil é composto por 70% de população urbana e 30% rural, um quadro bastante diferente de 40 anos atrás, por exemplo. Isso significa que essa minoria do campo precisa produzir o suficiente para os centros urbanos se alimentarem todos os dias” comentou o executivo.

Desafio 2050

O projeto Desafio 2050 é uma iniciativa da FAO, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), Andef e da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio). Ele faz parte da agenda oficial no Brasil da Semana Mundial de Alimentação, comemorada entre os dias 12 e 18 de outubro.

Pesquisadores, indústria, governo, empresas e lideranças das cadeias produtivas de alimentos e setores da sociedade civil se reunirão para responder a pergunta: É possível alimentar um mundo com mais de nove bilhões de pessoas em 2050?

Fonte: Celulose Online

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.