Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Novo Diretor-geral no IAC

Sérgio Augusto Morais Carbonell assume Diretoria do Instituto Agronômico

Engenheiro Agrônomo Sérgio Augusto Morais Carbonell

No dia 13 de março, a Secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, anunciou o Engenheiro Agrônomo Sérgio Augusto Morais Carbonell como novo Diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Dentro do Instituto há mais de duas décadas, Carbonell apresentou relevantes resultados para a agricultura, como, por exemplo, ter sido responsável direto pelo lançamento das doze últimas cultivares de feijoeiro registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reconhecidas dentro e fora do Brasil.

Fundado em 1887, o IAC tem como missão gerar e transferir tecnologia para melhorar os sistemas de produção vegetal, trazendo crescimento social sem deixar de se preocupar com a segurança alimentar. Uma das prioridades da nova gestão, segundo nota da Assessoria de Imprensa, é a transferência de tecnologia com objetivo de melhorar a produção de alimentos, trazendo valor ao produto e gerando qualidade de vida da população.

Eduardo Daher, Diretor-executivo da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), ressalta que o uso correto de tecnologia é a chave para alimentar a crescente população mundial, que saltará de 6,8 bilhões em 2010 para 9,3 bilhões em 2050, segundo previsões da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

“Dados da FAO também mostram que as pragas destroem, em média, 40% das plantações, o que deixa clara a importância das tecnologias modernas que elevem a produtividade no campo”, destaca.

Professor permanente no curso de pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, no Instituto, Sérgio Carbonell estava à frente de pesquisas em melhoramento de sementes e da transferência dos novos cultivares ao setor produtivo.

Graduado em 1987 pela Universidade Federal de Santa Maria, cursou Mestrado na Universidade Estadual de Londrina e Doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo – ESALQ, em 1995, quando pesquisou sobre a Genética e Melhoramento de Plantas.

                                                                                               
Sobre o Instituto Agronômico de Campinas:

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas.

Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo. Sua atuação contribui para a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo.            

Conta hoje com 189 pesquisadores científicos e 340 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, um Centro Experimental Central e 11 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí e Ribeirão Preto, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.