Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Novos produtos são alternativa à resistência de ferrugem na soja, analisa Andef

Gerente da Andef explica a atual problemática.

 
Com objetivo de reduzir a proliferação e resistência dos fungos da ferrugem asiática, o Paraná divulgou comunicado proibindo o plantio de soja safrinha a partir da temporada 2016/17. A proibição foi estabelecida pela Portaria nº 193 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicada no dia 07/10/2015.
 
O assunto foi discutido no boletim Notícias Agrícola, da última semana, que entrevistou o gerente técnico e de regulamentação estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Luis Carlos Ribeiro, que explicou a atual problemática envolvendo o tema.
 
"O controle da ferrugem da soja, desde quando ela surgiu no Brasil, tem sido feito com produtos químicos e, de alguma maneira, devido à utilização permanente de produtos com o mesmo modo de ação, isto é, não sendo feita a devida rotação, acabou gerando fungos resistentes", afirmou, e completou "não podemos dizer que o produto perdeu sua eficácia, pois se voltarmos a rotacionar os modos de ação, conseguiremos controlar o fungo". Daí a importância, acrescenta o gerente da Andef, da agilidade dos órgãos regulatórios na análise e aprovação de novos ingredientes ativos.
 
 
Clique aqui e confira o boletim na íntegra.
 
Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.