Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / O desafio está lançado

V Fórum Inovação faz homenagem aos heróis do agro e lança o Desafio 2050.

Na última quinta-feira, dia 10 de outubro, o V Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para um Futuro Sustentável deu início às solenidades alusivas à Semana Mundial da Alimentação, este ano, celebrada de 14 a 18 de outubro. Realizado pela FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal, Abag – Associação Brasileira do Agronegócio e, a partir desta edição, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o evento reuniu, em São Paulo, mais de 200 pessoas de diversos segmentos da sociedade civil para o lançamento do Desafio 2050.

“O Desafio 2050 busca traçar os caminhos que os países produtores de alimentos precisam seguir para que 9 bilhões de pessoas tenham comida em suas mesas”, explicou João Sereno Lammel, presidente do Conselho Diretor da Andef. Ele apontou ainda que a FAO confere ao Brasil uma missão ainda maior: aumentar a sua produtividade ao mesmo tempo em que mantém a sustentabilidade da produção rural brasileira. “Isso só será possível com o uso da Ciência e da inovação, pois somente com tecnologia conseguiremos manter o avanço do agronegócio nacional, do País e da luta contra a fome”, destacou.

Logo no início do evento, os participaram assistiram ao depoimento do Diretor Geral da FAO, o brasileiro José Graziano, que ressaltou a importância do País no combate à fome mundial. “O Brasil é um entre os cerca de 40 países que alcançaram antecipadamente a meta prevista para 2015; mas, temos que ir mais longe porque, quando falamos em fome, o único número aceitável é zero”, destacou Graziano em sua mensagem.

Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, também destacou o papel do País no “Desafio 2050”. Ele apontou ainda o desperdício de alimentos como um dos maiores problemas a serem vencidos, embora o índice tenha diminuído nos últimos anos. “O Brasil não é só um grande produtor de alimentos, como é também um celeiro de conhecimento; é preciso levar esse conhecimento ao campo para que as propriedades tornem-se produtivas e sustentáveis”.

Além das entidades do agronegócio e da FAO, o evento trouxe para o debate outros setores da sociedade civil e suas contribuições para o Desafio 2050: a ONG The Nature Conservancy (TNC), com a visão do meio ambiente; o movimento Todos Pela Educação, e a importância no conhecimento para o desenvolvimento das nações; o Google e as ferramentas que podem revolucionar a atividade rural moderna; e a Rede Globo, com uma reflexão sobre o papel dos veículos de comunicação neste Desafio de combater a fome.

Heróis da Revolução Verde
Um dos momentos de maior destaque do V Fórum Inovação foi a entrega das homenagens aos dez heróis da primeira Revolução Verde. Para João Lammel, “nada mais gratificante e justo” do que lançar um Desafio para o futuro, homenageando os heróis do presente. “São pessoas que tiveram participação decisiva no processo de transformar o Brasil: passamos de um país importador de alimentos para a nação que tem a missão de alimentar o mundo”, disse, emocionado.

Eleitos por indicação e votação pela internet e em eventos do agronegócio durante todo o ano, Alfredo Scheid, Alysson Paolinelli, Cacilda Borges, Edson Lobato, Fernando Penteado, Helena Lage, Herbert Bartz e Roberto Rodrigues subiram ao palco e foram ovacionados de pé pela plateia. Romeu Kiihl e Eliseu Alves não puderam comparecer.

Para assistir ao vídeo em homenagem aos dez heróis do agronegócio brasileiro, clique aqui.

Organizado pela FAO, Andef, Abag e EMBRAPA, o V Fórum Inovação teve apoio da Rede Globo, do Google, do movimento Todos Pela Educação e da TNC. Todas as palestras já estão disponíveis para download ou visualização no site do evento: www.forumagriculturaealimentos.org.br.

Para acompanhar as ações e os temas ligados ao Desafio 2050, acesse www.facebook.com/desafio2050.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.