Você está aqui: Home / Saúde humana e os agrotóxicos / Os agrotóxicos são seguros para a saúde das pessoas?

Sim. Toda recomendação de agrotóxicos tem uma base científica robusta, que utiliza fatores de segurança rigorosos para avaliação dos riscos à saúde humana, dos agricultores e consumidores. Além disso, o Governo atua com programas de monitoramento e rastreabilidade como, por exemplo, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da ANVISA.

Os resíduos de defensivos em alimentos são muito baixos, se presentes. Os resíduos são quantidades vestigiais mensuráveis de pesticidas em culturas alimentares colhidas, como maçãs, alface e milho. Um resíduo típico poderia corresponder a um comprimido de aspirina em uma piscina olímpica ou um grão de milho em 3.000 kg de trigo.

Na União Europeia, por exemplo, cerca de metade das amostras estão livres de vestígios de pesticidas detectáveis. Na metade restante (45%), os resíduos estão dentro dos limites legais. Apenas cerca de 2% dos itens testados excedem esses limites, o que ainda não representa um problema de segurança.1

1 Relatório da União Europeia de 2015 sobre resíduos de pesticidas em alimentos. Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. Jornal da EFSA . Abril de 2017. https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.2903/j.efsa.2017.4791

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.