Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Participantes da 14ª edição do Enfisa recebem publicação inédita sobre Defesa Vegetal

Projeto desenvolvido pela Andef cumpre missão de transferir o conhecimento científico aos produtores rurais.

A missão da ANDEF é clara: proteger a agricultura brasileira e ajudar a construir um planeta sustentável. E para garantir o sucesso desta missão, a associação investe fortemente em ciência e tecnologia, buscando constantemente o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e levando informação para aqueles que dela necessitam. Pensando nisto, a Andef distribuiu para cerca de 350 participantes da 14ª edição do Enfisa – Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos -, o primeiro livro de divulgação científica em Defesa Vegetal do País: “Defesa Vegetal: Pesquisar para conhecer. Conhecer para manejar”.

A ideia de transformar o material em livro passou por um processo de reformulação desde o período da Copa do Mundo, em 2014. Luís Carlos Ribeiro, gerente técnico e de regulamentação estadual da Andef, conta que na ocasião, foi produzido um cartaz com as principais pragas quarentenárias ausentes no País, que poderiam entrar no território nacional em virtude da realização de grandes eventos. O cartaz continha um QR code que mostrava o histórico da praga, o que despertou o interesse de representantes de entidades estrangeiras e garantiu o sucesso do material desenvolvido.

A partir daí surgiu a estratégia de criar um sistema similar, porém para as pragas já existentes no Brasil. “Nós já tínhamos o material compilado e disponibilizado em outras plataformas, como o site e o aplicativo, mas ainda havia a necessidade de uma material físico de fácil acesso”, explica Ribeiro.

Com o projeto estruturado, foi possível produzir o material e colocá-lo à disposição do público interessado de forma gratuita. “O nosso objetivo é atender a defesa vegetal em todo território nacional”, destaca Ribeiro. O livro está em processo de divulgação, inclusive internacional, e em breve estará à disposição de qualquer pessoa interessada. O lançamento do livro ocorre no dia 08 de junho, e integra o projeto “DefesaVegetal.Net”, desenvolvido pela Andef. Técnicos agrícolas, agrônomos, pesquisadores, produtores, professores, alunos e demais interessados terão um novo material de consulta.

No livro estão presentes mais de cinquenta textos sobre temáticas diversificadas contempladas pela área de Defesa Vegetal. Assim, é possível encontrar, por exemplo, dados de ocorrências de pragas, levantamento inédito de espécies, pragas quarentenárias, fatores que interferem no desenvolvimento e estabelecimento de espécie, detecção, monitoramento, novas tecnologias para manejo de pragas agrícolas, entre outros.

Para Ivanilde Soares, engenheira agrônoma e extensionista do estado do Maranhão, esse tipo de publicação tende a enriquecer e valorizar a produção científica no País. Além disso, confere destaque ao trabalho dos agrônomos, profissionais de extrema importância para os agricultores familiares, por contribuir com as transformações sociais, econômicas, culturais, ambientais, proporcionando o desenvolvimento local sustentável. “Todo este material produzido, principalmente o livro, colocado à disposição de extensionistas otimizará o aprendizado e a execução das atividades”, pondera.

Através deste e de outros projetos da empresa, a Andef investe em conhecimento, pois acredita que este seja o caminho mais inteligente para a produção agrícola sustentável no Brasil.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.