Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Portal reúne informações sobre Boas Práticas Agrícolas

Informações sobre agricultura e segredos de uma cozinha brasileira tão admirável são destaques.

Está no ar um portal dedicado a boas práticas na área de alimentação. Denominado “Boas Práticas Agrícolas, Boa Comida”, o projeto tem como meta principal levar informações equilibradas sobre bons procedimentos relacionados a alimentos desde o campo até a mesa do consumidor.

A motivação dos organizadores do portal é criar um movimento reunindo campo e cidade, engajando todos que acreditam que as boas práticas agrícolas fazem boa comida. A intenção é despertar o interesse tanto de agricultores, quanto de nutricionistas, chefs de restaurantes, mercado de alimentos e público urbano em geral interessado em comida.

“Graças ao trabalho de milhões de produtores brasileiros e da dedicação de vários pesquisadores, o Brasil passou, nos últimos 40 anos, de importador de alimentos, a um dos principais líderes globais no fornecimento de grãos e proteínas do planeta”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag.

Chef e fundadora do Movimento Brasil à Mesa, Mônica Rangel, parte do princípio que é essencial estreitar a gastronomia brasileira mundo afora. “É inenarrável a qualidade da produção de alimentos no Brasil e, por isso, temos força para ganhar o mundo”.

Para garantir a qualidade dessa produção, as fazendas precisam atender a uma série de requisitos, inclusive ambientais e trabalhistas, conhecidas como Boas Práticas Agrícolas, que asseguram alimentos saudáveis e seguros para o consumo – isto é, em condições que garantam o controle para o consumidor.

O portal está dividido em duas áreas distintas. Uma destinada a Boas Práticas Agrícolas, que mostrará os bons exemplos que vêm do campo e a importância do manejo correto nas fazendas. A outra área envolve a de Boa Comida, que apresentará as boas recomendações, orientações, novidades e modo de preparo de receitas garantindo inovações à mesa; temas os quais serão abordados por nutricionistas e chefs de cozinha. Depoimentos em vídeos, sugestões, cursos básicos e cases de agricultores como bons exemplos serão destacados.

O projeto é coordenado pela Associação Brasileira do Agronegócio, ABAG e conta com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF; Associação Brasileira de Marketing Rural, ABMRA; Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, ABRAFRUTAS; Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, CitrusBR; Instituto Brasileiro de Frutas, IBRAF; Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, SINDIVEG; entre outras entidades da cadeia produtiva do setor alimentício.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.