Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Posicionamento Monsanto

Empresa esclarece sobre fiscalização feita pela Anvisa.

Com relação à fiscalização realizada por técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no período de 28 a 30 de abril,  na unidade de Proteção de Cultivos localizada em São José dos Campos (SP), esclarecemos que é de nossa cultura passar por qualquer fiscalização e auditoria de grupos internos e/ou órgãos externos como parte de nosso processo de melhoria contínua. Com esta fiscalização não foi diferente. Nossos engenheiros e técnicos da fábrica se mobilizaram durante os três dias de fiscalização, disponibilizando todas as informações para que a Anvisa pudesse avaliar as condições de nossas operações. O trabalho da fiscalização foi detalhado e criterioso, incluindo também aspectos referentes à segurança dos nosso funcionários.

Os técnicos da Anvisa tiveram a oportunidade de constatar que o nosso compromisso com o diálogo, a transparência, o respeito em compartilhar informações e agir como donos do negócio em benefício dos funcionários, agricultores e sociedade está presente na atitude de cada um dos funcionários no seu dia a dia de trabalho.

Segundo o comunicado oficial da Anvisa divulgado ontem à tarde em seu website (www.anvisa.gov.br), a Monsanto “não apresentou indícios de adulteração e as linhas de produção não foram interditadas”, o que demonstra o compromisso da empresa com a qualidade de seus produtos e o respeito às normas vigentes.

Como resultado da fiscalização, a Monsanto já está atendendo às solicitações efetuadas pela Anvisa e avaliando formas de aprimorar ainda mais seus sistemas informatizados de controle de qualidade e informações. A constatação da Anvisa de que nenhum de nossos herbicidas demonstra adulteração em sua formulação traduz o compromisso que a Monsanto tem em proporcionar à agricultura brasileira produtos de alta qualidade.

A unidade da Monsanto comemorou, em abril de 2010, 34 anos de atividades, mantendo-se até hoje como um dos complexos industriais mais avançados da empresa. A Monsanto vem mantendo durante todo esse período a filosofia de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, oferecendo aos produtores as melhores tecnologias.

Entre os principais herbicidas usados para o controle de plantas daninhas na lavoura, produzidos na unidade do Vale do Paraíba, estão os produtos da linha Roundup, como Roundup Original, Roundup Ready, Roundup WG, Roundup Transorb, Roundup Ultra e Roundup Transorb R. Roundup, cujo princípio ativo é o glifosato. Roundup é líder de mercado em sua categoria e uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo. O glifosato é utilizado há mais de 30 anos em mais de 130 países e é responsável pela expansão da adoção do plantio direto, uma técnica agrícola que contribui para a preservação do solo.

A fábrica de São José dos Campos é responsável por toda a produção do herbicida no Brasil. Além de abastecer o mercado interno, é responsável pela exportação do produto para países da Europa, América Central, América do Norte, América do Sul, Oceania e Ásia.

A unidade Monsanto de São José dos Campos se destaca pela política de segurança adotada. Os procedimentos de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Treinamento (QESH) são extremamente rigorosos e adotados tanto por funcionários quanto por fornecedores e prestadores de serviço. Entre as diversas certificações, auditadas anualmente pelas entidades responsáveis e que atestam a qualidade dos processos de gestão e práticas de segurança, saúde e meio ambiente, destacam-se a ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18000.

A mesma fábrica recebeu, no final de 2009, reconhecimento internacional pela contribuição com a preservação ambiental. A ONG norte-americana Wildlife Habitat Council concedeu a certificação à Monsanto no Simpósio Anual 21, pelo compromisso demonstrado pela empresa de São José dos Campos com a preservação ambiental e o aumento da biodiversidade nativa, em áreas corporativas.

Monsanto do Brasil 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.