Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Pragas exóticas

Segundo estudo do CNA, a safra 2013/2014 pode ser muito prejudicada.

De acordo com diagnóstico preliminar da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a safra agrícola 2013/2014 poderá ser fortemente impactada devido à grande incidência de três pragas exóticas de difícil controle. A lagarta helicoverpa armigera, a ‘mosca branca’ e a ‘ferrugem asiática’ são invasoras que ainda estão fora do controle dos produtores e afetam a produtividade de culturas como as da soja, algodão, feijão e milho.

Para o presidente da Comissão, Rui Carlos Ottoni Prado, também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), ‘é preciso que o Governo Federal adote medidas urgentes capazes de minimizar as perdas dos produtores e evitar que a safra de grãos 2013/2014 acabe prejudicada’.

A indústria de defensivos, por sua vez, se mostra preocupada com a falta de agilidade no processo regulatório brasileiro – que acabam atrasando a liberação e entrega de produtos mesmo nos casos emergenciais. Para Eduardo Daher, diretor-executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), é preciso maior agilidade no processo de aprovação de novos produtos e tecnologias. ‘Hoje as aprovações são demoradas, por isso é preciso agilidade no planejamento’, afirma o executivo.


Fonte: Repórter News

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.