Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Pragas podem fazer gol no Brasil

Andef alerta para o perigo da entrada de novas pragas durante a Copa do Mundo.

Com a chegada de turistas ao Brasil para acompanhar os jogos da Copa do mundo da FIFA, a Andef vem chamando atenção à ameaça da entrada de novas pragas, até então inexistentes em nosso território. Baseado em um estudo feito pela bióloga Regina Sugayama, sob encomenda da Andef, o gerente de Regulamentação estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Luis Carlos Ribeiro, vem concedendo uma série de entrevistas para a imprensa de todo o país. A mais recente ocorreu esta semana ao programa “Revista Brasil”, da Rádio Nacional de Brasília.

São mais de 350 espécies com ocorrência em pelo menos um dos países. É claro que, ao desembarcar em aeroportos ou entrar por pontos onde há vigilância internacional, os passageiros são impedidos de internalizar produtos de origem animal ou vegetal que não tenham a devida documentação.

“O Brasil é um país continental e faz fronteira com partes secas e úmidas. Por isso, é preciso fortalecer a proteção em relação ao que entra e sai do nosso território” destacou.

“Por possuir um clima tropical, é possível produzir quase todas as culturas em solo brasileiro e essa diversidade representa uma abertura para que insetos, ácaros, fungos e vírus se instalem em nossas lavouras, trazendo prejuízos aos agricultores e enormes impactos na produção de alimentos”, enfatiza Luis Ribeiro.
 
Para exemplificar a preocupação, o gerente da Andef comentou sobre os casos de pragas que entraram na China durante os Jogos Olímpicos de 2008. Segundo o Engenheiro Agrônomo, cerca de 40 pragas invadiram e se instalaram em território chinês naquela ocasião.
 
“Vale ressaltar ainda que os próximos Jogos Olímpicos serão sediados na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, e esse assunto continuará relevante e despertando preocupação de todo o setor produtivo”, aponta.
 
Além da Rádio Nacional de Brasília, o tema vem despertando interesse da imprensa nacional e internacional e já foi publicado em veículos como Folha de S. Paulo, Portais Terra e UOL, Sou Agro e também na agência de notícias espanhola Agência espanhola EFE – (eficácia, confiabilidade e experiência – em português).

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.