Você está aqui: Home / Prêmio Defesa Vegetal

Histórico

No ano de 1998, a Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF, lançava o Prêmio Mérito Fitossanitário, com o objetivo de homenagear profissionais, empresas e entidades por suas ações de educação para o uso correto e seguro das modernas tecnologias no campo. A iniciativa se constituiu o marco do compromisso da indústria do setor com o desenvolvimento sustentado do agronegócio no País.

Logo em seguida, se tornaram parceiras da iniciativa as entidades: Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ANDAV; Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, inpEV; e Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB. A premiação passou a denominar-se Prêmio ANDEF.

Os números expressivos alcançados desde a sua criação – foram beneficiados 18 milhões de agricultores, trabalhadores rurais e comunidades onde estão inseridos – nas diversas ações de Educação contaram com a avaliação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, FEALQ, da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, ESALQ/USP.

Ao longo desses anos, as entidades realizadoras acompanharam e protagonizaram as mudanças, reforçando os temas relacionados aos desafios de responsabilidade social e ambiental. Novas e importantes parceiras foram firmadas para a realização do Prêmio, com as entidades: Enactus Brasil; Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio; Universidade Federal do Espírito Santo ; e Conselho Científico para Agricultura Sustentável.

Objetivo

Em sua décima oitava edição, neste ano de 2015 as entidades realizadoras – ANDEF, inpEV, OCB e ANDAV – reafirmam a importância da Educação para as Boas Práticas Agrícolas e a conscientização socioambiental dos produtores rurais, ao mesmo tempo em que apresentam um novo desafio: estimular o engajamento de diversos segmentos do agronegócio e da sociedade civil visando fomentar a Defesa Vegetal como pilar estratégico das inovações no campo e da produção sustentável de alimentos, fibras e fontes de energias renováveis. Dessa forma, buscam somar os esforços de empresas; instituições acadêmicas e de pesquisa, públicas e da iniciativa privada; e organizações não-governamentais que já atuam em prol de uma agricultura cada vez mais moderna, eficiente e conservacionista dos recursos naturais para a plena qualidade de vida dos brasileiros e das futuras gerações. Com esta perspectiva, o nome da premiação passa a se denominar, a partir de 2015, Prêmio Defesa Vegetal.

Características da premiação

O Prêmio Defesa Vegetal reconhece, de forma decidida, o amplo trabalho de educação e treinamento e as iniciativas de responsabilidade socioambiental desenvolvidas por Cooperativas; Indústrias de defensivos agrícolas; Centrais de Recebimento de embalagens vazias; e Distribuidores de insumos agropecuários.

A premiação destaca as ações de extensão do conhecimento, treinamento de produtores rurais para as melhores práticas no uso das tecnologias e o manejo da produção integrado ao uso consciente dos recursos naturais. Projetos e ações que integraram edições anteriores deste Prêmio podem ser reapresentadas, desde que exibam comprovadas e relevantes evoluções qualitativas e/ou quantitativas. Objetiva-se, dessa forma, reconhecer o esforço pelo aprimoramento e melhoria contínua das iniciativas, projetos e ações. A premiação também reconhece as iniciativas de instituições do agronegócio e da sociedade civil que promovam o papel estratégico da Inovação e da Defesa Vegetal para a produção de alimentos, fibras e energias renováveis.

Acesse www.premiodefesavegetal.org.br e confira!

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.