Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Prêmio ‘Deusa Ceres’ homenageia agrônomos durante a Agrishow

A cerimônia acontece em Ribeirão Preto, às 16h.

Nesta quarta-feira, 27, a AEASP, associação que reúne os engenheiros agrônomos do estado de São Paulo, realiza durante a Agrishow a entrega do Prêmio "Deusa Ceres", como reconhecimento aos profissionais que se destacaram em defesa da agropecuária brasileira.

A tradicional festa da Deusa Ceres, da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, AEASP, este ano ocorrerá durante a Agrishow, a mais importante feira agropecuária do país, em Ribeirão Preto. A cerimônia ocorre nesta quarta-feira, dia 27, às 16h, no anfiteatro de convenções do Centro de Cana – IAC/APTA, da Secretaria de Agricultura de São Paulo. Na ocasião, serão homenageados os engenheiros agrônomos que se destacaram ao longo do ano passado.

Celebrado desde 1972, este ano completa a 44º edição do prêmio Deusa Ceres – que representa, na mitologia grega, a Divindade da agricultura e fecundidade da terra -, homenageando os profissionais da agronomia que se destacaram nos mais diversos segmentos. Os agraciados foram indicados por associados, instituições públicas e privadas e empresas ligadas ao setor. Foram eleitos, em setembro de 2015, pelos membros da diretoria executiva e conselhos deliberativo e fiscal da AEASP.

Autoridades e lideranças do agronegócio presentes na Feira confirmaram a participação no Prêmio Deusa Ceres. Dentre elas: Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Darcy da Silva Vera, prefeita de Ribeirão Preto; ex-ministro Roberto Rodrigues; Antonio Roque Dechen, Esalq/USP; José  Tadeu da Silva, presidente do CONFEA; Francisco Kurimori, presidente do CREA/SP; Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV; Angelo Petto Neto, presidente da AEASP; representantes da ABAG,  da ABIMAQ e da FAESP, além inúmeros convidados do setor.

Agrônomo do Ano
Os engenheiros agrônomos homenageados se destacaram em várias atividades profissionais, trazendo importantes contribuições ao agronegócio. A honraria máxima concedida é a de "Engenheiro agrônomo do ano"; nesta edição, o homenageado será Aldir Alves Teixeira, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em café. Veja, abaixo, a lista completa dos premiados.

Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, pela Esalq/USP, Aldir Teixeira trabalhou na seção de Classificação e Degustação de Café, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, e no Instituto Brasileiro do Café, e no Instituto Biológico. Em 1992, criou a empresa Assicafé. É membro e coordenador de Qualidade da Câmara Setorial do Café, da Secretaria de Agricultura, e diretor-geral da Experimental Agrícola.

AEASP: defender e valorizar a agronomia
Em 1944, foi fundada, em Campinas, a Sociedade Paulista de Agronomia, que a partir de 1970 passou a ser denominada Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo,  AEASP.

A entidade tem como missão: "Defender e valorizar a agronomia e o engenheiro agrônomo, em consonância com as entidades parceiras e afins, sempre com o compromisso de promover o associativismo, a cidadania, a ética e a sustentabilidade ambiental".

Prêmio "Deusa Ceres": os homenageados em 2015:
A premiação tem como objetivo valorizar a categoria agronômica e seus profissionais que, com seu trabalho, contribuem para o desenvolvimento sócio econômico da sociedade brasileira. As honrarias do ano de 2015 são:

Engenheiro Agrônomo do Ano:
Aldir Alves Teixeira

Medalha "Joaquim Eugênio de Lima":
Maria Esmeralda Soares Payão Dematê

Medalhas "Fernando Costa":
Categoria Ação Ambiental: José Walter Figueiredo Silva
Categoria Assistência Técnica e Extensão Rural: Antonio José Torres
Categoria Cooperativismo: Ismael Perina
Categoria Defesa Agropecuária: Paulo Fernando de Bento
Categoria Ensino: Glauco Eduardo Pereira Cortez
Categoria Iniciativa Privada: José Carlos Fernandes
Categoria Pesquisa: Orivaldo Brunini
Destaque Comunicação Rural: José Luiz Tejon Megido

Informações à Imprensa:
AEASP: Tels. (11) 3221.6322 / 3221.6930
www.aeasp.org.br

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.