Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Produção Integrada de alimentos

Para facilitar consulta, Ministério da Agricultura publicou livro sobre o tema.

A produção de alimentos de alta qualidade com adoção de políticas para segurança e sustentabilidade está entre as ações do programa de Produção Integrada, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para conscientizar a população e facilitar a consulta, o Mapa publicou o livro Produção Integrada no Brasil: Agropecuária Sustentável, Alimentos Seguros e distribuiu para bibliotecas, instituições de pesquisa e entidades de classe de todo o País.

No livro, são abordadas 23 culturas em mais de mil páginas da publicação. O leitor poderá conferir a aplicação na produção de abacaxi, ameixa, amendoim, arroz, banana, batata, café, caju, citros, flores, leite, maçã, mamão, manga, mangaba, maracujá, mel, melão, ovinos, pêssego, soja, tomate de indústria e de mesa, uvas finas de mesa e uva para vinho.

Atualmente, 56 projetos estão inseridos na Produção Integrada do Mapa, com participação de 500 instituições públicas e privadas. O sistema é desenvolvido em quase 64 mil hectares, por mais de dois mil agricultores e empresas, com produção de 1,6 milhão de toneladas. As primeiras experiências foram com as culturas da maçã, no Rio Grande do Sul, manga e uva, no Vale do Submédio São Francisco, mas outras cadeias produtivas como as do abacaxi, amendoim, melão, café, leite bovino, pêssego já adotam o sistema.

Sistema – A Produção Integrada surgiu por meio das demandas da sociedade preocupada com a produção de alimentos, fibras e couros de forma sustentável. O sistema prioriza o uso de tecnologias que levem em consideração os impactos ambientais sobre o sistema e que possibilitem a avaliação da qualidade dos produtos considerando as características físicas, químicas e biológicas dos recursos naturais nos processos envolvidos na cadeia produtiva, pós-colheita e comercialização da produção.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.