Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Produtor rural de MS é multado em R$ 500 mil por uso de agrotóxico ilegal

Na propriedade, foram apreendidos produto contrabandeado e trator. Responsável também vai responder por sonegação fiscal e contrabando.

Um proprietário rural em Bodoguena, município distante 253 quilômetros de Campo Grande, foi multado em R$ 500 mil pelo uso de agrotóxico ilegal. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda apreendeu um trator e o produto contrabandeado.

No galpão da propriedade, foram encontrados duas embalagens vazias, três pacotes fechados, um aberto com 250 gramas e o trator pulverizador. O produto de origem chinesa importado do Paraguai e não tem registro no Brasil.O funcionário da fazenda e responsável pela preparação e aplicação do agrotóxico disse aos fiscais do Ibama que para cada 25 hectares foram utilizados 1,250 quilo do produto. Ao todo, foram aplicados 21,750 quilos para aproximadamente 350 hectares.

O responsável vai responder por crime ambiental e crimes de sonegação fiscal e contrabando ou descaminho. Além da multa, as sanções administrativas incluem a interdição e destruição da lavoura onde houve a aplicação de agrotóxicos ilegais.

Riscos
Somente os agrotóxicos avaliados e registrados por órgãos federais responsáveis pela agricultura, meio ambiente e saúde podem ser comercializados e utilizados no país. O armazenamento e uso de agrotóxicos ilegais, não registrados, objeto de contrabando e falsificados, constituem crime.

Os produtos agrotóxicos ilegais, que entram no país por meio do contrabando, expõem o meio ambiente e pessoas a diversos riscos.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.