Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Programa de certificação aeroagrícola realiza treinamento nível II

Começou nesta terça-feira (19), o curso 'Qualidade técnica e responsabilidade ambiental na aplicação aérea', que compõe o programa CAS – Certificação Aereoagrícola Sustentável, para que o operador de aeronaves usadas para aplicação de defensivos agrícolas nas lavouras conquiste a Certificação CAS Nível II

Na programação de terça-feira, o evento contou com a palestra ‘Introdução à tecnologia de aplicação, teoria da gota: formação e transporte; espectro de gotas, eficiência da aplicação’, ministrada pelo Prof. João Paulo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “As condições climáticas são importantes em todos os aspectos da aplicação aérea”, enfatizou o Professor, que também apresentou o tema ‘Tecnologia de aplicação e as condições climáticas, a deriva nas aplicações de defensivos agrícolas’.

O curso também contou com a palestra “Bicos hidráulicos e atomizadores rotativos”, ministrada pelo prof. Wellington Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). “O desenvolvimento da aplicação de defensivos agrícolas está diretamente ligado às novas tecnologias”, ressaltou. Ele também ministrou a palestra: ‘Equipamentos de aplicação de produtos sólidos’.

Nesta quarta-feira (20), Fábio Kagi, gerente de educação da Andef, abriu as palestras com “Boas práticas no campo e ações para segurança no manejo de defensivos”. “O EPI deve ser usado a favor do produtor, sem esperar a fiscalização cobrar a utilização do mesmo”, enfatiza Kagi. Ele também ministrou “Manejo dos resíduos e dinâmica ambiental dos defensivos agrícolas”.

O Prof. Wellington Carvalho também participou no segundo dia do curso, ministrando a palestra “Planejamento e organização da segurança operacional”. “Organizar e planejar é imprescindível no momento da operação”, disse Carvalho.

A engenheira agrônoma da Syngenta, Anne Silva, falou sobre “Gestão do sitema para as áreas de risco; o entorno das aplicações e relacionamento com os apicultores”. “Com boa comunicação as atividades de agricultura e apicultura coexistem em um funcionamento melhor”, afirma Anne. 

O Prof. Ulisses Antuniassi da Universidade Estadual Paulista (UNESP), palestrou sobre “Técnicas de redução de deriva (TRD)”. “Redução de deriva não é escolha do piloto, é lei”, enfatizou.

O CAS é um programa de certificação realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), em parceria com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCA/UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Para mais informações, acesse: www.cas-online.org.br

Fonte: Comunicação Andef, com informações do CAS

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.