Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Projeto da Andef participa de concurso da Crop Life América Latina

Votos serão recebidos até 15 de março.

Um local onde o produtor e o responsável técnico possam encontrar informações técnicas de qualidade, orientações e as últimas novidades da Ciência – com essa proposta foi criado o portal DefesaVegetal.Net. Lançado em maio de 2014, o site disponibiliza conteúdos próprios na área de manejo de pragas (insetos, ácaros, fungos, nematoides, plantas invasoras, etc) e Boas Práticas Agrícolas (BPAs).

Os números falam por si: em 21 meses, teve cerca de 75 mil visualizações de páginas e 32.693 visitantes. A surpresa é que, apesar do site ter sido desenvolvido focado no público brasileiro, 21,3% dos acessos vêm de fora do país: usuários de 137 países nos cinco continentes estão visitando o site, principalmente dos EUA e América Latina.

Diversas ferramentas são utilizadas para direcionar tráfego para o site, tais como a distribuição gratuita de QR-livros, que são manuais de bolso contendo fotos das pragas, assinalando os hospedeiros que ela ataca e um código-QR que direciona o leitor a uma página no portal onde podem ser encontrados detalhes sobre a praga. Foram publicados quatro títulos e distribuídas mais de 15.000 unidades.

Em janeiro de 2016, uma inovação trouxe grande visibilidade para o projeto: a publicação  de textos de divulgação científica baseados em artigos publicados em revistas brasileiras e internacionais, sempre contextualizando a descoberta na realidade agrícola brasileira. Esses textos são divulgados através do envio de newsletters e de uma fanpage no Facebook (www.facebook.com/DefesaVegetalNet).

Segundo uma pesquisa realizada com os usuários, 87% declararam já ter compartilhado pelo menos um texto do portal com colegas de trabalho e 75% leram pelo menos cinco textos durante o mês de fevereiro de 2016. O alcance das publicações no Facebook chegou a 35.995 no período de 21 a 28 de fevereiro devido ao grande número de ações de compartilhamento de conteúdo dos seguidores.

E não para por aí: para março de 2016, está programado o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis que funcionará mesmo na ausência de conexão à internet. Através do aplicativo, além de consultar informações sobre pragas, métodos de controle, modos de ação
de inseticidas e fungicidas, o usuário poderá relatar a ocorrência de pragas para que, coletivamente, seja gerado um mapa de distribuição de pragas agrícolas.

O projeto está alinhado com a missão da ANDEF de promover as Boas Práticas Agrícolas e de levar conhecimento ao homem do campo e está inscrito em um concurso da Crop Life América Latina. Para votar, basta acessar www.bit.do/defesavegetalnet e curtir o banner do projeto.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.