Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Projeto Hortaliças

Trabalhadores do Vale do Ribeira recebem treinamento para o uso de defensivos

A UNESP, Câmpus de Registro, realiza o treinamento de agricultores e aplicadores de agrotóxicos em hortaliças, como uma das etapas do Projeto Hortaliças: Alimento Seguro e Saudável que alcança a sua quarta edição. O projeto iniciado pela Associação Nacional de Defesa Vegetal, ANDEF e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, CODEAGRO, este ano está sediado no município paulista de Registro, no sul do Estado, e tem como parceiros a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP – Câmpus de Registro, e a Empresa de Consultoria Agropecuária Júnior (ECAP Jr.); tem o apoio de diversas entidades, órgãos públicos estaduais, sindicatos patronais e de trabalhadores rurais, e prefeituras dos municípios de Registro, Juquiá e Miracatu. Tem o patrocínio das indústrias de defensivos agrícolas Arysta LifeScience, Basf, Dow AgroSciences e Syngenta e conta com o apoio de empresas, revendas e cooperativas locais.

A exigência do mercado consumidor tem se intensificado cada vez mais na qualidade de alimento produzido de maneira sustentável. Contudo, o uso das boas práticas agrícolas e o cumprimento das normas rurais é essencial para que se garanta a prevenção da saúde do trabalhador rural e preservação do meio ambiente. Neste sentido, o Projeto “Hortaliças: alimento seguro e saudável”, que teve início em dezembro de 2010 e vem sendo realizado nos municípios de Registro, Juquiá e Miracatu, tem como um dos objetivos conscientizar e treinar os trabalhadores rurais quanto à suas atitudes frente ao uso dos agrotóxicos, capacitando-os conforme exigências da NR 31 para aplicação de agrotóxicos.

Sob tutoria de Thais Santiago e coordenação de extensão dos professores Dr. Ronaldo Pavarini e Dra. Gláucia Maria Pereira Pavarini, no mês de julho, vários cursos foram conduzidos nestes municípios, abrangendo 120 trabalhadores. Assuntos como, aquisição, armazenamento, transporte, manuseio e aplicação dos agrotóxicos, uso de equipamento de proteção individual, rótulos e bulas, classes toxicológicas, medidas de primeiros socorros, cuidados no preparo de calda, destino final das embalagens vazias, regulagem e calibração dos equipamentos de aplicação, intervalos de segurança e períodos de reentrada nas áreas aplicadas, além de conceitos de manejo integrado de pragas e doenças foram ministrados.

Nosso objetivo é orientar estes trabalhadores e produtores rurais sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos e sobre a tecnologia de aplicação destes produtos e incentivá-los a aplicar estes conhecimentos no campo. Para isto, o projeto prevê o retorno a campo dos estagiários que participam do projeto, Caio Demonari, João Augusto Silvatti F. Silva, Thiago F. Ansante e Vanessa S. da Cunha Akune, para verificação das mudanças de hábitos e atitudes destes trabalhadores.

Fonte: Profª. Dra. Gláucia Maria Pereira Pavarini, Unesp

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.