Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Projeto Hortaliças – etapa final

Iniciativa da Andef promove produção integrada e cultivo seguro

O projeto “Hortaliças: alimento seguro e saudável”, desenvolvido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef (por meio de sua área de educação), em parceria com empresas associadas e entidades do setor agrícola, chega à sua etapa final da cidade de Registro, SP.  A iniciativa, que tem como objetivo capacitar pequenos produtores de hortaliças no manuseio e aplicação de defensivos agrícolas, treinou 120 profissionais da cidade.

Sob tutoria de Thaís Santiago e coordenação de extensão dos professores Dr. Ronaldo Pavarini e Dra. Gláucia Maria Pereirsa Pavarini, da UNESP, as aulas abordaram temas como modos de minimizar os resíduos de defensivos nas hortaliças, uso de novas tecnologias na olericultura, redução dos casos de intoxicação, descarte de embalagens, proteção ao meio ambiente e agricultura sustentável. Os projeto vai de encontro com outras atividades desenvolvidas com mesmo objetivo, maximizar o uso de insumos e controlar todas as atividades para integrar o sistema agrícola, um exemplo próximo é a produção integrada que tem os mesmos conceitos, mas um pouco mais abrangentes. Os participantes receberam certificação de aplicadores, atendendo à Norma do Ministério do Trabalho, que exige a carga de 20 horas de treinamento. O projeto ainda prevê visita de especialistas às propriedades participantes após 18 meses, para avaliação da implementação das normas técnicas apresentadas no treinamento.De acordo com José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF, “a proposta da ANDEF e suas associadas é promover a educação no campo, levar a produção integrada, controle das atividades, responsabilidade socioambiental e boas práticas aos campos brasileiros. Com o sucesso do projeto, acreditamos estar no caminho certo”, afirma.

Promotores do projeto: Andef; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Câmara Setorial de Hortaliças, Alho e Cebola; Faculdades de Agronomia do estado de São Paulo; Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios); UNESP (Universidade Estadual de São Paulo); Empresaria e Consultoria Agropecuária Júnior.

Apoio: Sindicatos rurais patronais e de trabalhadores, revendas, prefeituras, órgãos de assistência técnica oficiais, Inpev, SEBRAE

Patrocínio: Arysta LifeScience, Basf, Dow AgroSciences e Syngenta

 

&quote;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lançamento do Projeto Hortaliças 2011, em Registro/SP

Fonte: Alfapress

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.