Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Promovendo a Saúde no Campo

Programa do Sistema Faesp-visa uma melhor qualidade de vida.

O Programa Promovendo a Saúde no Campo, também conhecido por PPSC, integra a Linha de Saúde do SENAR-AR/SP, que tem como objetivo produzir impacto na população rural, por meio de suas ações, buscando mudanças de comportamento, melhor qualidade de vida e maior produtividade para os pequenos produtores e trabalhadores rurais, ao levar-lhes conhecimentos relacionados com a medicina preventiva por meio da educação em saúde.
O SENAR-AR/SP, criou e implantou o PPSC com o firme propósito de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos habitantes da zona rural. É uma causa apoiada com entusiasmo pela instituição, já que ausência de políticas de saúde próprias para o homem do campo torna esta população cada vez mais vulnerável e dependente das ações de saúde da zona urbana.
Como tem apontado a realidade, no transcorrer da história, os princípios fundamentais de medicina preventiva, transmitidos nas Faculdades, poucas vezes atingem os trabalhadores rurais e seus familiares.

&quote; 
Fábio Meirelles, Presidente do Sistema FAESP-SENAR/SP  

O distanciamento entre as ações de saúde, no meio urbano e rural, constitui forte motivo para estabelecer uma estratégia na transmissão de conhecimentos preventivos. Dentro deste espírito, o SENAR-AR/SP sempre esteve disposto, em suas diretrizes, a estabelecer parcerias destinadas à promoção da saúde para o homem do campo.
O PPSC, em sua metodologia, é inédito ao setor rural, podendo servir de modelo para futuras atividades nas áreas educacional, social e de formação profissional.
Sua metodologia de trabalho envolve a sensibilização da população-alvo e das possíveis instituições parceiras; o recrutamento, seleção e capacitação de instrutores indicados dos próprios municípios e/ou região, onde atuam profissionalmente. São profissionais graduados na área de saúde e afins, com condições de transferir os conhecimentos obtidos.
Estes profissionais, por sua vez, transmitem os conhecimentos de saúde preventiva aos produtores e trabalhadores rurais, e estes repassam às suas famílias e comunidade em geral.
O Programa dispõe de material didático próprio, constituído de cartilhas, fôlderes, kits de higiene para os participantes das ações e apresentação de aulas como recurso instrucional para os instrutores. Este material foi elaborado por profissionais das áreas específicas e por membros da equipe do Programa, seguindo a metodologia preconizada pelo SENAR-AR/SP nos aspectos didáticos.
A supervisão é realizada em cada município, pela equipe técnica do PPSC com a participação dos coordenadores dos convenentes e dos instrutores.
Tendo como parceiros os Sindicatos Rurais, as Prefeituras Municipais e Entidades Privadas, as ações demonstram que o Programa vem atingindo os seus objetivos junto à população rural.
Fonte: Senar

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.