Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Qualidade em EPI agrícola

IAC firma parceria com ANDEF, ANDAV e OCESP durante Agrishow.

O Instituto Agronômico (IAC), por meio do Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (QUEPIA), assinou protocolo de intenções com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo)/ SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) com o objetivo de ampliar a ação do QUEPIA nas atividades de controle de qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPI) na agricultura. No primeiro momento, a expansão será focada no Estado de São Paulo, para então alcançar outras regiões do País. A assinatura do documento foi feita na Agrishow 2011, no dia 4 de maio, na área do IAC, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

De acordo com o pesquisador responsável pelo QUEPIA, Hamilton Humberto Ramos, que também é diretor-geral do IAC, a parceria irá criar um braço nacional para o Programa, que viabilizará o controle de qualidade dos EPIs por meio de amostras coletadas nas revendas e cooperativas do Estado de São Paulo. Essas associações reúnem os principais fornecedores de tecnologia aos segmentos agrícolas. A ANDAV tem cerca de mil revendas associadas e a ANDEF reúne 15 empresas.

A ideia é usar esses pontos de comercialização como multiplicadores de informações sobre a importância das boas práticas no uso de EPI e a necessidade de produção desses equipamentos dentro dos padrões técnicos de qualidade. Para isso, a parceria irá viabilizar a capacitação dos profissionais envolvidos na atividade, para que eles possam transferir informações corretas. Dessa forma, poderão exercer, junto aos agricultores, papel fundamental na conscientização acerca da segurança oferecida pelo uso adequado do EPI, que deve ser adequado a cada situação e fabricado em consonância com a legislação vigente.

A parceria, intermediada pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG), prevê o desenvolvimento de materiais de divulgação, como cartilhas, pôsteres e apresentações, e transferência de informações em diferentes níveis para profissionais do setor agrícola.  

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.