Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Reflexão do agronegócio

O livro está em sua segunda edição e cerca de 10 mil cópias já foram vendidas

“O Brasil será o principal fornecedor de alimento do mundo”. Essa é a afirmação do autor da do livro Doutor Agro e professor titular da FEA/USP Marcos Fava Neves ao dar uma reflexão sobre um dos temas abordados em sua mais nova obra. Doutor Agro é da Editora Gente e apresenta o desempenho do agronegócio brasileiro e o respeito mundial conquistado ao longo de 20 anos, por meio de artigos que Fava Neves publicou em importantes veículos de comunicação.

O prefácio foi escrito pelo presidente da FMC Corporation América Latina, Antonio Carlos Zem, a convite do próprio autor. Zem destacou a importância da obra: “O livro aborda questões práticas, como a necessidade de alto desempenho para o aumento significativo na produção nacional, o acesso ao mercado asiático, entre outras”, ressalta o presidente da FMC. “Mas também traduz de forma muito coerente aquilo que estamos buscando nos nossos diálogos com a sociedade, demonstrando como o setor vem se estruturando e se fortalecendo progressivamente ante o desafio do crescimento e da busca pela sustentabilidade”, completa.

Zem destaca ainda que a FMC, como líder nacional do setor de defensivos agrícolas para o setor de bioenergia, não podia deixar de apoiar uma iniciativa como esta. “Um livro louvável e de grande contribuição para o melhor conhecimento e entendimento desse setor. O futuro se abre; os pessimistas serão perdedores, e o Brasil e o agronegócio, triunfantes”, escreveu Zem.
 
Fava Neves explica o diferencial do Doutor Agro: “A obra tem uma escrita simples e acessível, para que qualquer pessoa que se interessar possa entender mais desse setor tão importante para o Brasil. Conta também com textos curtos que levam a reflexões e conscientização da importância econômica do setor para os brasileiros, inclusive com propostas de agenda para o País”, explicou.

Doutor Agro já vendeu cerca de 10 mil cópias e está em sua segunda edição. Interessados podem encontrar o livro nas principais livrarias do País ou podem adquirir pelo site da Editora Gente (www.editoragente.com.br). Para compras empresariais acima de 100 unidades, entrar em contato com Mariela, pelo telefone (16) 3456-5555.

Sobre Marcos Fava Neves

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP em 1991, Mestre em Administração (Estratégias de Arrendamento Industrial, FEA/USP,1995) e Doutor em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição, FEA/USP, 1999). Pós-Graduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França (1995) e em Canais (Networks) de Distribuição na Holanda (1998/1999). Livre-Docente(Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda (2004). Coordenador do PENSA – Programa de Agronegócios da USP (planejamento estratégico para empresas e sistemas produtivos de 2005 a 2007) e criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estrategia), realizando 50 projetos e 300 palestras no Brasil. É autor/co-autor e organizador de 17 livros no Brasil, Argentina e União Européia. Sua obra caracteriza-se pela proposta de métodos (frameworks) para solução de problemas empresariais e pela inserção internacional. Esteve em mais de 60 Congressos no exterior e realizou mais de 70 palestras internacionais. Tem 70 artigos publicados em periódic
os internacionais e anais de reuniões científicas, e 45 artigos publicados em revistas indexadas no Brasil. Participou de mais de 50 bancas no Brasil e orientou 15 trabalhos de mestrado e doutorado. É especializado em planejamento e gestão estratégica.


Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma companhia química americana que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade nos diversos setores como agrícola, industrial, ambiental e de consumo. A empresa emprega cerca de cinco mil pessoas e está presente em 34 países. Em 2011, a FMC teve seu faturamento anual de aproximadamente US$ 3,4 bilhões e opera seus negócios em três segmentos: produtos agrícolas, químicos especiais e produtos químicos industriais.

No Brasil, a FMC Agricultural Products, uma das principais empresas do segmento de defensivos agrícolas do País, está sediada em Campinas (SP). Com uma extensa linha de produtos para controle de  pragas, plantas daninhas e doenças em culturas como algodão, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, citros, milho, soja, tabaco, tomate, entre outras, a FMC vem reforçando sua posição no mercado de produtos voltados ao cultivo de grãos, HF, Café e Citrus.

Com faturamento anual de US$ 600 milhões em 2011, a FMC Agricultural Products é focada em nichos de mercado nos quais a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar. Até 2014, a empresa lançará mais de 40 novos produtos, cujos registros já estão em andamento. A expansão do portfólio faz parte dos investimentos da empresa em tecnologia em prol de melhor rentabilidade na produção agrícola. Dentro de quatro anos, a empresa visa dobrar seu faturamento anual.

A empresa se destaca por ser  ágil, dinâmica, focada em antecipar as necessidades dos clientes, no resultado dos negócios, e na sustentabilidade social e ambiental das comunidades onde está presente. FMC. Uma empresa que se propõe sempre a Fazer Mais pelo Campo e acredita que o seu sucesso está no sucesso de todos os elos da cadeia: clientes, colaboradores e fornecedores.

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.