Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Reunião com diretor da Anvisa

Diretor da Agência e indústrias avaliam como ampliar a competitividade do setor

Jaime César de Moura Oliveira, diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, participou, sexta-feira, 27, em São Paulo, de reunião com técnicos e representantes das indústrias de defensivos agrícolas no País. Durante o encontro, foram apresentados ao diretor do órgão os trabalhos realizados pelas empresas nas áreas de destinação correta de embalagens e de educação dos agricultores; o encontro serviu também para os membros das indústrias e o representante do governo avaliaram alguns aspectos necessários para a aprovação de novas tecnologias e o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro.
A logística reversa de embalagens de agrotóxicos se tornou referência mundial a partir de 2001, com a criação, pelas indústrias, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, inpEV. Com investimentos anuais de R$ 60 milhões e 89 fabricantes associados, o inpEV colocou o Brasil como líder desse sistema. Jaime Oliveira considerou significativo o índice de retorno no Brasil, de 94% das embalagens – na Alemanha, por exemplo, o recolhimento é de 76% e na França 66%. O sucesso do programa no setor de defensivos agricolas foi o principal modelo para a criação, em 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
As indústrias também apresentaram suas ações para a educação dos agricultores. Em 2010, com apoio de entidades parcerias, os projetos educativos, sociais e ambientais atingiram de 3,4 milhões de pessoas. Somados os últimos cinco anos, alcançou-se o expressivo número de 7,4 milhões de agricultores.
Jaime Oliveira também ouviu dos representantes das indústrias alguns desafios a ser superados a fim atender as necessidades dos agricultores por modernas tecnologias bem como oferecer um horizonte de maior previsibilidade às empresas para definirem seus planos de investimentos. Segundo membros do setor, os gargalhos que permanecem não são compatíveis com a dinâmica que o mundo exige na produção de alimentos, fibras e energias renováveis.
FONTE: COMUNICAÇÃO ANDEF
27.01.12

 

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.