Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Soja geneticamente modificada

BASF e Embrapa lançam primeira cultivar desenvolvida no Brasil

Após cerca de 10 anos de pesquisas e investimentos que somam cerca de 20 milhões de dólares, a Basf e a Embrapa devem colocar em breve no mercado a Soyvance, primeiro cultivar geneticamente modificado, desenvolvido no Brasil, desde o laboratório até a comercialização. A soja, tolerante a herbicidas, foi aprovada em dezembro último pela CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
A BASF e a Embrapa comercializarão o novo sistema de produção com o nome de Cultivance. As empresas estão buscando a aprovação desta tecnologia em diversos países compradores da soja brasileira, tais como China e Estados Unidos.
“Estamos mostrando ao mundo que podemos gerar inovações”, afirma Pedro Arraes, diretor-presidente da Embrapa. “A biotecnologia traz resultados de suma importância para a sociedade. Permite que agricultores brasileiros tenham acesso a alternativas tecnológicas avançadas, com ganhos econômicos, e sejam mais eficientes em manter a base de recursos naturais.”
De acordo com Walter Dissinger, vice-presidente da divisão de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, o sistema de produção Cultivance combina variedades de soja tolerantes a herbicidas com herbicida de amplo espectro da BASF, da classe das imidazolinonas, feito sob medida para as condições regionais. Segundo Dissinger, o lançamento comercial do sistema no Brasil será a partir da safra 2011/12. “Existe, também, interesse por esta tecnologia dos países vizinhos na América Latina, incluindo a Argentina, a Bolívia e o Paraguai. As empresas parceiras estão trabalhando para atender aos requisitos de autoridades regulatórias nestes países e a aprovação pode ser obtida em dois anos, após o lançamento no mercado brasileiro.”

Fonte: Andef
&quote;

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.