Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Treinamento em Maniçoba reúne produtores de frutas

O distrito de Maniçoba, localizado no município de Juazeiro/BA, reuniu na última semana, produtores e profissionais ligados à produção de coco, goiaba, manga, maracujá e melão; na sede do distrito para se inteirarem e conhecer mais afundo as estratégias de combate à mosca-da-fruta.

O encontro contou com a participação de 60 pessoas, sendo fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), consultores agronômicos da região, técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF) e produtores da região. 

Atualmente a região sofre com os estragos na produção, provocados por pragas, principalmente: Ceratitis capitata, mosca-da-fruta e o nematoide da goiabeira, Meloidogyne spp que causam danos à fruticultura.

Foram realizadas palestras técnicas ministradas por professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e engenheiros agrônomos da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), sobre: manejo integrado de pragas, boas práticas agrícolas, teoria e prática sobre tecnologia de aplicação de produtos e monitoramento das culturas da região.

"Eventos como esse precisam acontecer constantemente, pois a agricultura é dinâmica e temos o dever de levar informação ao campo", afirma Luis Carlos Ribeiro, engenheiro agrônomo e gerente técnico e de Regulamentação Estadual da Andef. "A interação entre o produtor rural e técnicos é importante, afinal sempre há algo novo para aprender", completa Ribeiro.

O Dr. Ademar Virgolino (consultor da região) e Marcelino (CODEVASF) cooperaram para a realização e interatividade do treinamento, onde através das colocações dos problemas regionais explicaram didaticamente como solucioná-los. 

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.