Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Um portal na palma da mão

Andef lança portal e manual de pragas em hortaliças.

Nos últimos anos, dezenas de pragas exóticas chegaram ao Brasil, se instalaram nas principais zonas produtoras de alimentos e causaram prejuízos bilionários aos agricultores em todo o país. Buscando auxiliar o produtor na identificação dos invasores, utilizando a agilidade das plataformas multimedia, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) lançou na última quinta-feira (8),  durante o 12º Enfisa (Encontro Nacional de Fiscalização), em Belo Horizonte, o portal defesavegetal.net e o manual de praga em hortaliças.

‘O site reúne informações sobre pragas já existentes no Brasil e outras quarentenárias – as que estão presentes em outros países mas ainda não chegaram às lavouras brasileiras’, explicou o engenheiro agrônomo Luis Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef. ‘O portal já nasce com informações completas e fotos de mais de 100 espécies de alvos biológicos.’

Mas a principal novidade apresentada pelo gerente da Andef foi o QR-livro defesavegetal.net, em formato de livro de bolso. Medindo apenas 8×12 cm, pata facilitar seu uso no campo, a principal inovação da publicação é incorporar a tecnologia do QR Code, do ingles ‘Quick Reponse’ (Resposta Rápida).

‘Ao ler os QR-codes com um smartphone ou um tablet, o usuário é direcionado para o site, onde encontra todas as informações: a biologia da praga ou inseto, como reconhecê-lo no campo, os dados para seu controle’, explicou Giliard Anício, da Agropec.
A primeira edição do QR-livro abrange cinco culturas de hortaliças: tomate, primentão, batata, pepino e cenoura. ‘A Andef permitirá que qualquer entidade ou empresa imprima, mediante solicitação, o material com sua própria logomarca  e distribua ao seu público interessado’, adiantou Luis Ribeiro.

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.