Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Uso correto e seguro

Andef reforça mensagem de boas práticas agrícolas na hortifruticultura

Cerca de 300 produtores e profissionais do agronegócio de Santa Maria de Jetibá e região, no Espírito Santo, participam até sexta-feira da Semana Tecnológica da Cooperativa Agropecuária Centro-Serrano (Coopeavi). Com apoio da Andef, o evento foi realizado entre os dias 11 e 14 de Setembro, e a cada dia tratou de um tema diferente relacionado ao setor.

O tema “Hortifruti, conhecimento e tecnologia” norteou as discussões do Hortcet. Os participantes receberam informações a respeito da importância da rastreabilidade das hortaliças, a evolução e o melhoramento no manejo de pragas e doenças, e finalizaram as atividades com um dia de campo. Luis Carlos Ribeiro, gerente de Regulamentação Estadual da Andef, ministrou palestra sobre registro de defensivos agrícolas para as minor crops, sob o título “Até quando esperar”.

&quote;

“O objetivo é reforçar com os produtores a importância da utilização dos defensivos agrícolas registrados para as culturas em tratamento, além de seguir os princípios das boas práticas agrícolas”, explicou Luis Ribeiro. Segundo o gerente da Andef, o problema é a demora na liberação de novos produtos. “Um produtor que planta tomate tem opções de defensivos para cuidar da lavoura, no entanto, normalmente o mesmo produtor também planta pimentão e outras hortaliças que não têm produtos registrados. Como fazer?”, questionou o engenheiro agrônomo.

Luis Ribeiro apontou ainda os prejuízos que os produtores de hortaliças, em especial de tomate e pimentão, sofrem com as notícias da Anvisa que, equivocadamente apontam os alimentos como contaminados. “Os produtores já não conseguem vender em condições normais, com uma notícia como essa na grande imprensa o preço desses produtos caem abaixo do custo de produção”, alerta. “Temos o dever de ajudar aqueles que produzem alimentos saudáveis, com o uso correto de insumos e seguindo as boas práticas agrícolas”.

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.