Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Workshop discutirá implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas

O evento começa nesta terça-feira (8).

Fiscais agropecuários federais e estaduais, pesquisadores e entidades de representação dos produtores se reunirão em Brasília para discutir as estratégias para implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF), instituído pela Instrução Normativa Nº 20, de 8 de setembro de 2015.
 
O objetivo do PNMF é melhorar o status sanitário das cadeias de produção de frutas no Brasil, através do enfrentamento de uma das principais pragas da fruticultura mundial, que são as moscas-das-frutas da família Tephritidae. Além de causarem perdas diretas, essas pragas são motivo para o estabelecimento de medidas fitossanitárias pelos países que importam frutas frescas.
 
O workshop é uma realização do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e sua programação inclui palestras e mesas-redondas, além da apresentação e discussão do projeto do PNMF. Palestrantes brasileiros e estrangeiros já confirmaram sua presença. Luís Eduardo Pacifici Rangel, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e coordenador do PNMF comenta que o workshop será um momento fundamental para a validação do projeto elaborado pelo DSV.
 
“O PNMF prevê ações em pelo menos 10 Unidades da Federação e sua execução dependerá do alinhamento de esforços entre MAPA, órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e setor privado, contando com o suporte estratégico da pesquisa e da extensão”, comenta Rangel.
 
A fruticultura brasileira é a terceira maior do mundo e a atividade gera milhões de empregos diretos e indiretos.
 
O evento acontece no Auditório da Embrapa Recursos Genéticos (CENARGEN), em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.moscasdasfrutas.net
 
Programação: 
 
Dia 8
8h. Credenciamento
9h. Abertura
9h30. Plano de Defesa Agropecuária e Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF). Marcus Vinicius Segurado Coelho (MAPA)
10h00. Fruticultura brasileira, patrimônio a preservar. Luiz Barcelos (Abrafrutas)
10h45. Do acúleo ao gene: evolução das técnicas de diagnóstico de moscas-das-frutas. Janisete da Silva Miller (UESC)
11h15. Fiscalização do trânsito interestadual de cargas e passageiros. Ricardo Hilman (MAPA)
12h. Intervalo
13h30. A contribuição da pesquisa científica
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em moscas-das-frutas. Marcos Botton (Embrapa) Arranjo de pesquisa em moscas-das-frutas. Adalecio Kovaleski (Embrapa) Arranjo de pesquisa em pragas quarentenárias. Marcelo Lopes da Silva (Embrapa)
15h30. Intervalo 
16h. Área de Proteção Fitossanitária – a experiência argentina. Esteban Rial (FUNBAPA) (em espanhol) 17h. Encerramento das atividades do dia
 
Dia 9
8h. Novas tecnologias para controle de moscas-das-frutas. Marcus Botton (Embrapa) 
9h. Viabilidade econômica de programas de combate à moscas-das-frutas no mundo. Sìlvia Helena Galvão de Miranda (USP) 
10h. Intervalo
10h30. Utilização de ferramentas de modelagem para determinar a distribuição geográfica potencial de pragas agrícolas. Norton Polo Benito (Embrapa)
11h15. Minuta de projeto de execução do PNMF. Regina Sugayama (IICA)
11h45. Orientação para envio de comentários e contribuições para o projeto de execução do PNMF 12h30. Encerramento 
 

Serviço:
Workshop estratégias para implementação do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-frutas
8 e 9 de dezembro de 2015
Auditório da Embrapa Recursos Genéticos (CENARGEN) 
Brasília (DF)
 
Fonte: Abrafrutas

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.