Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / Workshop que reúne especialistas internacionais será realizado amanhã, em SP

Evento deve reunir 300 participantes; inscrições são gratuitas e estão abertas.

Marcado para o dia 30 de junho, em São Paulo, o Workshop Internacional sobre Ameaças Fitossanitárias tem o objetivo de dar continuidade ao debate sobre a situação do Brasil e de outros países no que diz respeito à entrada de novas pragas que possam comprometer a produção agropecuária nacional. Segundo a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), nos últimos dez anos, pelo menos 35 novas espécies de pragas foram detectadas no Brasil, algumas das quais causaram prejuízos expressivos para o País.

Para compor a programação, representantes do Chile e da Espanha ministrarão palestras que visam apresentar o olhar estrangeiro em relação às Ameaças Fitossanitárias no mundo. As 'lições aprendidas na estruturação do sistema de vigilância e prevenção de pragas no Chile', ficam sob comando de Marco Muñoz, chefe do departamento do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile. 
 
'A proposta do evento é passar para uma próxima etapa e entender um pouco mais sobre como outros países defendem suas fronteiras secas e úmidas das ameaças às suas lavouras. E um bom modelo nesse sentido é um vizinho sul-americano: o Chile', explica Luis Carlos Ribeiro, gerente técnico e de Regulamentação Estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).
 
Com a expectativa de reunir cerca de 300 pessoas ligadas ao agronegócio, o evento é uma parceria da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e o Departamento de Sanidade Vegetal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
 
Além dos representantes internacionais, a programação conta também com renomes nacionais do agronegócio, como Luiz Nery Ribas, da Aprosoja, e Moacyr Saraiva, do IBRAF que debaterão o painel 'Impactos econômicos da entrada de novas pragas'. O representante da Embrapa, Marcelo Lopes da Silva, modera a palestra 'Ciência e Inovação para Alimentar o Mundo'.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site www.defesaagropecuaria.net. Para mais informações, envie um e-mail para eventos@defesaagropecuaria.com ou ligue para (31) 3466.2161.
 
Confira a programação: 
 

8h – Abertura

9h às 10h15 – Debate 'O papel da Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV) e dos Organismos Regionais de Proteção Fitossanitária (ORPFs) no contexto mundial e novas discussões sobre pragas de preocupação nacional', Ana Maria Peralta Otonello (CIPV). Moderador: Paulo Emílio Torres (SBDA). Debatedores: Luís Eduardo Pacifici Rangel (MAPA), Marcelo Lopes da Silva (EMBRAPA), Eduardo Daher (ANDEF), Eduardo Costa
(ABRAFRUTAS)

10h15 às 11h30 – Debate 'Impactos econômicos da entrada de novas pragas' Prelecionista: Sílvia Helena Galvão de Miranda (USP). Moderador:Eduardo Daher (ANDEF). Debatedores: Luiz Neri Ribas (Aprosoja), Moacyr Saraiva Fernandes (IBRAF), Gutemberg Barone Nojosa (MAPA)

11h30 às 12h10 – Palestra 'Ciência e Inovação para Alimentar o Mundo', José Perdomo (CropLife)

12h10 às 13h – Intervalo

13h às 13h40 – Palestra 'Lições aprendidas na estruturação do sistema de vigilância e prevenção de pragas no Chile', Marco Muñoz (Servicio Agrícola y Ganadero, Chile). Moderadora: Suely Xavier de Brito Silva (SBDA)

13h40 às 14h20 – Palestra 'Serviço de inspeção de cargas na Espanha e sua eficácia na prevenção de entrada de pragas', Alejandro Lorca Ruiz (Coordinador General de Inspección de Sanidad Vegetal, Porto de Madri, Espanha).

14h20 às 15h – Palestra 'Agroterrorismo – como o Brasil está se preparando para lidar com esta ameaça', Danilo Coelho (ABIN).

15h – Lançamento do livro Defesa Vegetal – Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas.

Serviço:
Workshop Internacional sobre Ameaças Fitossanitárias 
Dia 30 de junho de 2015
World Trade Center 
Avenida das Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo 
www.defesaagropecuaria.net 
 
Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.