Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / World Food Prize 2013

Premiação criada por N. Bourlag escolheu pesquisadores da área de Biotecnologia.


Alexa Salomão, jornalista d’O Estado de S. Paulo,
 e o cientista premiado Marc Van Montagu.

 

Na última quinta-feira, 17, o Norman Bourlag Institute realizou a cerimônia do World Food Prize, que reuniu cerca de 800 pessoas de mais de 75 países, em Des Moines, capital de Iowa, Estados Unidos.

Criada em 1987, a premiação presta homenagem a cientistas de diversas áreas cuja trabalho tenham contribuído para a melhoria da produção de alimentos e redução da desnutrição mundial. Este ano, o destaque foram as pesquisas em Biotecnologia; os premiados desempenharam papéis importantes no desenvolvimento de culturas geneticamente modificadas: Robert T. Fraley, da Monsanto; Mary-Dell Chilton, da Syngenta, e o belga Marc Van Montagu, parceiro de Bourlaug em pesquisas em diversos países.  ‘Os organismos geneticamente modificados são um maravilhoso instrumento na luta contra a fome’, disse, ao receber a láurea, a cientista Mary-Dell Chilton. Robert Fraley enfatizou a necessidade da Biotecnologia para enfrentar o maior desafio que o mundo enfrenta. ‘Alimentar uma população mundial que vai crescer em um terço até 2050.’

Os Diálogos Bourlaug, sessões que durante dois dias precederam a premiação, reuniram especialistas em uma série de palestras e painéis de discussão, reunindo um público recorde, este ano, de mais de 1.500 pessoas, em Des Moines. Lideranças brasileiras como Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, e Alysson Paolinelli, participaram das sessões. Entre os palestrantes, lideranças globais como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Três brasileiros já conquistaram o World Food Prize: Alysson Paolinelli e Edson Lobato, ambos Embrapa (2006) e Luis Inácio Lula da Silva (2011), ex-presidente da República. No Brasil, Alysson Paolinelli e Edson Lobato, além de outros oito pesquisadores, também foram homenageados pelo Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos.

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.