Você está aqui: Home / Imprensa / Notícias / XV Prêmio Andef

Entidade reconhece ações que promovem educação e sustentabilidade no campo

&quote;

A Associação Nacional de Defesa Vegetal realizou nesta segunda-feira, 25 de junho, a entrega do Prêmio Andef, em sua 15ª edição. A premiação é concedida pela entidade como incentivo e reconhecimento às iniciativas de educação e capacitação do homem do campo e ações de responsabilidade socioambiental, buscando promover o desenvolvimento rural e agrícola sustentável. O evento ocorreu no Esporte Clube Sírio, em São Paulo (SP), à partir das 18 horas. O portal do Canal Rural (http://c2rural.ruralbr.com.br) transmitiu o evento, direto do Esporte Clube Sírio.

Novos tempos
Pela 15ª vez, o Prêmio Andef assume o papel de estimular as iniciativas de educação e capacitação do homem do campo e valorizar as ações de responsabilidade socioambiental. Em sintonia com os novos tempos, a Associação Nacional de Defesa Vegetal busca laurear quem promove o desenvolvimento rural e agrícola de forma sustentável, aquilo que diz respeito à produção de alimentos saudáveis, proteção da saúde humana e a preservação do meio ambiente.  

Harmonia com a natureza
Revendedores, distribuidores, centrais de recebimento de embalagens, cooperativas e fabricantes de agroquímicos implementaram ou consolidaram no ano passado uma série de programas virtuosos, não importando se na reta final deixaram de conquistar o almejado prêmio.
Vale ressaltar o mérito de que todas as iniciativas tiveram como bússola a disseminação de práticas agrícolas adequadas, a capacitação profissional e o ensino de como usar corretamente os defensivos agrícolas, equipamentos de proteção individual e as tecnologias de aplicação disponíveis. Ações desembrulhadas, claro, em fina harmonia com a natureza.

Projetos que concorrem
Os projetos inscritos disputaram em quatro categorias. Na Campo Limpo, as atividades desencadeadas pelas unidades receptoras de recipientes pós-consumo e suas respectivas associações foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). Em Canais de Distribuição, o que foi exposto pelas revendas e empresas de distribuição passou pelo crivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários (Andav).
Coube à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em Cooperativismo, pinçar as melhores ações articuladas pelas cooperativas do setor. Por fim, em Indústrias, uma comissão formada por acadêmicos e especialistas do segmento apontou os trabalhos vitoriosos nas modalidades Boas Práticas Agrícolas, Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.

Visão de mundo
Andav, OCB e InpEV são parceiras firmes na realização do prêmio, coordenado e certificado há sete anos pela prestigiada Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Sem fins lucrativos, a entidade dá total apoio à ciência e tecnologia. A união de força desses atores sela a certeza de que é possível mostrar para a sociedade a pertinência de uma agricultura de alto rendimento e ao mesmo tempo sustentável, que respeita o homem e não agrida a natureza.

O prêmio, como destacou José Annes Marinho, gerente de educação da Andef, foi criado justamente para reconhecer instituições que encaram a sustentabilidade como uma visão de mundo, uma maneira diferenciada de olhar os dias atuais. Ao inseminar a agricultura com idéias inovadoras, as empresas fomentam a conscientização ambiental e responsabilidade social entre os seus funcionários, fornecedores, clientes e comunidades onde atuam.  

Fonte: Comunicação Andef

ANDEF. Avenida Roque Petroni Júnior, 850 . 19º andar . Torre Jaceru . Jardim das Acácias . CEP: 04707-000 . Tel.: 55 (11) 3087-5033 - (Mapa) Desenvolvido por UAU!LINE.